Curiosidade sobre Doro Pesch

Aos que não sabem,sou fã da Doro Pesch!
Sempre gostei da Doro, mas confesso que começei  a adorá-la o dia que a conheci e conversei pessoalmente com ela.

Hoje em dia todos conhecem alguma banda de metal cuja vocalista seja uma mulher. É super comum. Mas durante algum tempo, a alemã Doro Pesch uma das raras representantes feminina neste segmento musical. Doro começou sua carreira em 1983 com 19 anos como vocalista da banda Warlock e em 1989 partiu pra carreira solo e está na ativa até hoje.

Nunca esqueço: a primeira vez que e vi a Doro eu tinha uns 9 anos. Meu irmão, que é bem mais velho do que eu ouvia Warlock e tinha revistas com matérias sobre a banda. Na minha cabeça infantil, como podia uma mulher cantar metal, se todos os vinis de Heavy Metal que tinham na minha casa de bandas com homens? 

Quando cresci compreendi que Doro era uma raridade no meio metálico e que ela era venerada por isso, tanto pela sua beleza quanto pela música que compunha, sua banda Warlock era sucesso total na Europa e Estados Unidos. Haviam outras bandas de Heavy Metal com vocalistas de metal como Leather Leone do Chastain e Sabina do Holy Moses, mas eu não as conhecia, só vim a conhecê-las mais tarde, já adolescente, por isso, durante muito tempo, Doro Pesch foi para mim, a única mulher no metal.

Lembro que sempre que até recentemente quando eu fazia alguma amizade, eu perguntava se a pessoa gostava da Doro, a resposta era sempre negativa, ninguém sequer a conhecia. Eu era uma fã solitária. Aí veio o orkut e eu descobri a comunidade Doro - Deusa do Metal e foi lá que eu conheci pessoas assim como eu, apaixonadas e que sabem o valor dessa mulher na história do Rock. Querendo ou não, Doro é uma lenda viva.

Em 2006, em seu primeiro show no Brasil, a conheci pessoalmente. Eu e um grupo de fãs fomos receber a banda no aeroporto, eu fiz uma faixa de boas vindas pra ela em alemão. E o que mais me impressionou foi a simplicidade e a humildade da Doro. De fala lenta, baixa, quase tímida e com sotaque forte alemão.
Ela não foi embora enquanto não conversou com todos os fãs que estavam lá, dando atenção a um por um, tirou fotos, autografou pacientemente dezenas de materiais que levamos contando junto histórias sobre as fotos. Eu tive a honra de ela ter me contato pessoalmente a história da capa da Rock Brigade, uma das dezenas de coisas que levei pra ela autografar. Veio uma moça do Live n Louder e levou Doro embora, senão ela ia ficar ali com a gente por tempo indeterminado. 

Quando ela foi embora eu entendi porque ela é conhecida internacionalmente por ser um dos aristas mais atenciosos com os fãs! Uma amiga minha, que já tinha conhecido pessoalmente a Doro na Alemanha, me disse: "Viu, eu te falei que ela era uma fofa! Conversa como se fosse nossa amiga há anos!". E era verdade! Doro me tratou como uma amiga de anos e contava histórias de forma muito natural.

No show, que foi no Live n Louder, a faixa que fiz pra ela, que foi assinada pelas pessoas presentes e depois jogada no palco e aberta lá em cima. Essa foto saiu em vários sites na época. E a própria Doro, um dia antes no aeroporto pediu pra levar a faixa pra casa dela. Ano passado, Doro falou que a faixa está guardadinha lá, no apartamento dela, com o  maior carinho.
Desde que a conheci pessoalmente, eu e um grupo de mais cinco fãs, temos contato com a banda. Existe um fotolog dela, o Sister Darkness e este ano nós seis montamos o primeiro site/blog dela no Brasil: o blog Doro Pesch Brasil, onde colocamos notícias e informações da banda sempre que possível.

Depois do Live n Louder de 2006, Doro passou a ser gradativamente mais conhecida no Brasil. Embora muitos digam que não gostam da voz dela e pasmem: que ela é velha!! Bom, nunca vi ninguém dizer que não gosta do Ozzy porque ele é velho. Só torço pra quem sabe um dia, o machismo seja menor nesse país e que uma mulher não seja mais "mal vista" assim que começa a envelhecer.
Doro não estourou no fim dos anos 90 quando muitas bandas de vocal feminino estouraram (como Nightwish, Trisitania, Theatre of Tragedy) simplesmente porque seus cds não foram lançados aqui durante toda a década de 90!!
Por isso, era tão difícil encontrar quem a conhecesse, e por isso também os fãs da Doro são tão unidos e especiais, porque nunca a abandonaram mesmo quando ninguém investiu nela. Sabemos que somos poucos porém fiéis.

Algumas curiosidade sobre a Doro:
  • Com 16 anos, Doro quase morreu de tuberculose, no leito do hospital, ela prometeu que se sarasse da doença, dedicaria a vida ao que amava: a música;
  • Começou a cantar com 17 anos e teve uma banda chamada Snakebite, antes do Warlock;
  • Em 1984, a banda estourou e Doro virou referência feminina no Heavy Metal;
  • Em 1985, Doro passa a ser chamada de Rainha do Metal por revistas e ouvintes de rock;
  • Namorou Dave Mustaine nos anos 80;
  • Foi a primeira mulher a participar do Monters of Rock Festival, em 1985. Feito que durou até meados dos anos 90.
  • A MTV foi quem pediu à banda Warlock pra eles fazerem um video clipe;
  • O álbum mais vendido do Warlock e que entrou pra história como um dos melhores álbuns de todos os tempos é Triumph and Agony de  1987;
  • O empresário da banda Warlock roubou o nome da banda, por conta disso, em 1989, a banda lança o álbum Force Majeure sob o nome de Doro. Desiludidos com o roubo, os membros deixam aos poucos a banda e o primeiro disco realmente solo da Doro é o álbum Doro de 1990. Onde Doro sem banda, bancou tudo sozinha.
  • Com a baixa de interesse das gravadoras pelo estilo Heavy Metal nos anos 90, os tempos são difíceis pra todas as bandas e os álbuns de Doro são lançados apenas na Alemanha. As músicas tem uma pegada mais hard, mais soft rock, são mais românticas do que agressivas;
  • Mesmo com a baixa procura pelo estilo musical, Doro se mantém na ativa lançando cds constantemente e tocando em clubes pequenos.
  • Ao tentar um contrato com uma grande gravadora americana no final dos anos 90, a gravadora diz que só a contratará se ela mudarsse as roupas e tingisse os cabelos de preto. Doro nega e fica sem contrato.
  • Mas ao lançar o álbum Calling the Wild, em 2000, um empresário americano a chama pra tocar em um festival. É a primeira vez em muitos anos que Doro toca nos EUA e isso abre as portas para ela novamente naquele país.
  • A partir de 2000, ela consegue bons contratos e seus álbuns voltam a serem lançados em toda Europa e Estados Unidos. Em 2002, o álbum Fight é lançado no Brasil, é o primeiro álbum da Doro em carreira solo a ter versão nacional. A partir daí, seus álbuns e dvds saem em versão nacional, mas com poucas cópias.
  • Doro já cantou com muitos músicos e bandas famosas como Dio, Scorpions, Destruction, Twisted Sisters, Motorhead, Jorn Lande, Tobias Sammet, Peter Steele.
  • Em 2008, a loja de moda underground alemã x-tra-x, fez uma coleção inspirada na Doro.
  • Doro diz que admira e gosta das bandas de metal com vocais femininos atuais, mas que ela prefere um vocal mais agressivo. Recentemente Doro cantou com Liv Kristine, Floor Jansen, Girlschool, Kripteria e Tarja Turunen. Mas sua amiga de longa data é Sabina Classen do Holy Moses.
  • Por conta de todas as dificuldades que passou na carreira e superou tudo com muita dedicação, sem nunca pensar em desistir da música; Doro é chamada por muitos de "lutadora" - "fighter" - e essa palavra está muito presente em seus álbuns mais recentes e em muitas notícias sobre ela.
  • Recentemente com o revival e popularização do estilo Heavy Metal, Doro está trabalhando mais do que nunca é respeitada e reconhecida por sua carreira. Todos querem tocar com ela. Reconhecimento merecido para uma pessoa que mesmo nos tempos difíceis nunca desistiu e nem mudou seu estilo. 
Nem preciso dizer que eu tenho uma máxi coleção dela né? Cds, vinis, matérias de revistas, muitas coisas autografadas e de vez em quando costuro umas roupinhas parecidas com as dela. Bem coisa de tiete. Aos que não conhecem as músicas da Doro, deixo aqui um link com uma mini-seleção que fiz das músicas dela. Espero que gostem. Não esqueçam de visitar sempre o fotolog e o blog. ^^

    9 comentários:

    1. Eu confesso que não conheço muito da Doro (shame on me) hehe.
      Mas realmente ela é muito linda e muito estilosa. Não tem nada a ver o povo falar que não gosta dela porque ela é velha, como você disse o Ozzy é velho e todo mundo idolatra ele.
      Preciso ouvir algumas músicas dela. Eu só ouvi um cover de White Wedding dela, que eu adoro, mas nunca procurei mais músicas hehe.
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vai adorar! muito bom! percebe-se a simpatia dela pelos shows! ela virá aqui para Porto Alegre no dia 09 Marco no Uranio festival! \m/

        Excluir
    2. Tô baixando sua mini seleção... confesso q ñ conhecia a Doro!
      Ela parece ser super cool!

      ResponderExcluir
    3. Sana,
      To baixando e ouvindo as músicas da Doro! Nossa, eu num sabia que era tão bom! hehe
      Obrigada pela dica =D
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Legal Deze!
      A carreira da Doro é muito versátil.
      Começou bem heavy ao estilo anos 80; no começo da carreira solo (anos 90) as músicas eram mais soft rock, hard rock romântico, ela chegou até a lançar um álbum eletrônico em 1995, mas lá por 1998 ela começou a ser mais hard & heavy e recentemente tá mais heavy de novo. Ela tem música pra todos os gostos hehehe!

      bjs!

      ResponderExcluir
    5. Eu nunca tinha ouvido falar da Doro, nunca fui muito tiete de nenhuma banda, mas buscando algumas musicas de metal, que é o que eu gosto apesar de não conhecer muito, encontrei a Doro e fiquei extasiada com sua voz, com a pegada, putz que pena que demorei, mas nunca é tarde não é mesmo.....

      Abraços.

      ResponderExcluir
    6. Morgana, que bom que gostou da Doro! Nunca é tarde mesmo!
      Essa geração nova, acostumada com cantoras "líricas" e intocáveis, normalmente não apreciam a atitude e agressividade roqueira da voz da Doro. Que bom que você pensa diferente.

      Eu era fã dela, mas começei a "idolatrar" depois que a conheci pessoalmente. Ela é muito humilde e te trata como conhecida de anos. Não é à toa que ela considera os fãs a sua família.
      bjs!

      ResponderExcluir
    7. Adoro as musicas dela! muito bom! percebe-se a simpatia dela pelos shows! ela virá aqui para Porto Alegre no dia 09 Marco /2014 no Uranio festival! \m/

      ResponderExcluir
    8. Uma diva maravilhosa que aposto que será reconhecida pelo mundo só depois de morrer, como muitos artistas talentosos que não são lembrados durante a vida. Doro é a mulher que quero ser quando crescer *-------* Humilde, talentosa, vanguardista , estilosa, linda, um exemplo de pessoa! <3 <3

      ResponderExcluir

    Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^