Sobre Zumbis originais e os de George Romero....

Eu já tive minha fase de amar vampiros (e ainda os adoro!), mas também me atraio por zumbis.
Hoje em dia eles já estão massificados e até criou-se um estereótipo. Essa estética atual dos zumbis precisarem se alimentar de pessoas vivas em filmes e seriados, de as pessoas terem que dar um tiro na cabeça para matá-los de fato, a idéia das zombie walks com pessoas escorrendo sangue e com feridas abertas pelas ruas... tudo sugado das idéias dos filmes de George Romero. Mas o próprio George Romero numa entrevista disse que sua ideia foi distorcida e massificada. "Meus zumbis são só meus e eu não queria fazer parte disso", declarou ele sobre ter sua criação "roubada" e copiada aos milhares.

Zombie Walks não costumam me atrair. Acho legal ver a criatividade do pessoal nos makes e nas roupas. Mas acho que essa coisa de zumbi comer cérebro e carne humana meio pasteurizada. O dia que eu for numa Zombie Walk, eu quero ir com minha versão de zumbi, que tem mais a ver com Frankenstein do que com comedores de cérebro.

Embora fique claro que eu adoro os filmes de George e assista todos! Adoro especialmente A Noite dos Mortos Vivos de 1968, adoro a personagem e a estética adquirida pela personagem Karen Cooper interpretada por Kyra Shon.
Os filmes de George são clássicos terroríficos, e inspiraram a maioria dos filmes de Zumbis dos anos 60 pra cá, estes, se tornaram muito iguais e previsíveis.

O problema que tenho notado é que todo mundo acha lindo e idolatra esse tipo de idéia de zumbi comedor de cérebro e carne humana sem parar pra pensar de onde surgiu isso e achando que zumbi sempre foi assim...
É como foi postado no Gothic Box: cada vez mais somos zumbis de uma sociedade que nos enche de informação e idéias vazias, ouvimos, lemos e dizemos "amém", sem usarmos o cérebro pra termos nossas próprias opiniões.


Zumbis que comem cérebro? É legal só em filme de terror. 
Mas não deve ser o exemplo definitivo do que são zumbis.


Um comentário:

  1. Eu sempre fui mais fã de vampiros do que de zumbis.
    Gosto das duas "versões zumbis" a que você citou na outra postagem e nessa.
    Acho engraçado essas coisas de zombie walk, um dia ainda quero participar!

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^