Algumas pessoas sabem que eu sou fã de bandas de rock/metal com vocal feminino, não digo das bandas de vocal lírico, prefiro um vocal mais hard, trad metal ou um vocal "normal".
Tenho uma coleção de raridades e não-raridades de bandas femininas adquiridas com o tempo e via comunidades do orkut como a Female Metal 80s, algumas coisas que conseguia via Myspace com contato direto com as bandas - como quando a Kate French vocalista do Chastain e do Vainglory me enviou ela mesma os cds da banda dela - atitude super underground, não? =)
Então, estou sempre caçando na net ou no youtube bandas de vocal feminino que possam me interessar.

Uma das bandas que conheci em meses recentes foi a Mortad. O que me chamou a atenção foi eles serem do Irã. A banda está radicada na Inglaterra há algum tempo e nas letras a vocalista Somi Arian escreve sobre a hipocrisia da religião e do governo opressor iraniano. Quando morava no Irã, Somi trabalhou em embaixadas, pois ela tem Mestrado em Ciências Políticas e Filosofia. Ela conta que a vida das mulheres iranianas é difícil e mulheres sendo vocalistas de bandas é algo altamente desaprovado e proibido, por isso ela teve que ir embora do país.


A banda lançou um EP em 2011, o Pandemic Paranoia e ganhou extrema popularidade na cena underground, ganharam tanta visibilidade, que neste ano de 2012 a banda está escalada pros mais famosos festivais europeus. Pra ter uma idéia, a página deles no Facebook tem quase 50 mil fãs!!

Parte dessa popularidade se deu pela semelhança de voz de Somi com a de Angela Gossow. A banda acabou por ser patrocinada pela marca Alchemy England e a revista inglesa Metal Hammer convidou-os pra lançar seu álbum de estreia pela revista! O álbum The Myth of Purity, foi lançado em fevereiro deste ano como cd do mês. Ou seja, você comprava a revista e junto vinha o cd da Mortad. A banda está estudando propostas de gravadoras pra relançar o cd em breve. No álbum há músicas cantadas também na lígua persa.
Deixo vocês com o vídeo, depois me digam se curtiram. 



Um Comentário

  1. Oh, eu tinha a visto num canal no youtube chamado "woman os extreme music", ela tinha me chamado atenção por ser morena, mais nem ia imaginar ser do irã xD O que me lembra que muitas pessoa se impressionam que Astarte é uma banda grega e inclusiva a primeira banda só de mulheres no black metal :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^