Sabe uma coisa que me chateia?
Blogs legais de meninas alternativas fechando ou dando um tempo porque a blogsfera não as está satisfazendo ou porque não conseguem oferecer fotos da mesma qualidade de blogs tops ou porque tá tudo mais do mesmo ou qualquer outra neura.

Sabe... foda-se!

Blog é um espaço SEU, você não tem que se comparar com ninguém!
Se sua foto é amadora, se você é imperfeita pros padrões de beleza mainstream, se você quer falar de algo que todo mundo fala, se você quer falar de algo que ninguém fala... vá em frente: o espaço é SEU, SEJA VOCÊ!

A blogsfera está chata? Ou as pessoas estão chatas? Afinal, quem faz blogs são pessoas...

- Se os blogs não estão te agradando, procure os que te agradem (podem inclusive não ser alternativos ou temáticos).

- Se você não está inspirada pra postar, não poste. Espere ter inspiração. Blog não é trabalho pra dar resultado com hora marcada!! 
Aliás, blog como trabalho deve ser tão pressão quanto um trabalho normal!! Imagine você estar toda desanimadona e ter a obrigação de postar porque o patrocinador exige? Haja saco hein! Com o seu bloguinho amador você é muito mais feliz porque pode adiar postagens por tempo indeterminado!




- NÃO SE COMPARE, não compare seu corpo, nem sua vida, nem suas posses com a da outra blogueira. Cada um sabe das próprias dificuldade, dores e tristezas e obviamente não é interessante mostrar coisas ruins na web por "n" motivos. Então, claro que as pessoas tendem a postar coisas boas - e quando são coisas ruins, algumas vezes no formato de "desabafos", sempre tem alguém com o mesmo pensamento, o que compensa abrir seus sentimentos na web.

- Look do Dia, é fase! A blogsfera teve diversas fases em sua existência. A fase de hoje é Look do Dia e Reviews, quando a sociedade não se sentir mais representada por isso, vai acabar! E nós mudaremos. Nós somos mutáveis.
Veja o look do dia por um lado interessante: daqui há 10 anos teremos vergonha das roupas que usamos hoje e daqui há 20 acharemos que nossos looks eram incríveis! Eu demorei pra postar Looks neste blog muito mais por problemas de auto estima do que por ter máquina e cenário. Minha máquina é porcaria e cenário é pobre. Mas e daí? Eu me divirto tirando fotos e me montando. Todas podemos ser modelos por um dia e sem precisar estar encaixada em padrões. Quem achar a foto ruim ou o look feio que feche a página, tchau! Existirão opções de looks à seu gosto em outro blog com certeza.

- Viaje - nem que seja pra cidade vizinha, pro bairro do lado, vá pro campo, pra praia, pra uma exposição, ouça músicas novas, veja gente... tudo isso te dá assunto, insights e pensamentos.

- Se você não está disposta a compartilhar sua vida. Compartilhe seus gostos!

- POR FAVOR: não pensem apenas em números e acessos!! Quantidade não é qualidade.
Se seu blog tem 1, 2, 5 anos, ele não tem a obrigação de ter 1000 visitas por dia. 
Você tem mil amigos? Ou tem apenas 20? 
Se 10 pessoas se importam e interagem com você é o que vale! Você já vai se sentir ouvida e expressada.

- Não pense que todo blog tem que ser "profissional"!
Se você quiser seu layout trevoso, cheio de bichinhos brilhantes e borboletas voando pela página, que assim seja!  O blog é seu, ele DEVE ter a sua cara! E mande quem achar seu layout feio pra aquele lugar. É você quem tem que gostar! O blog é o seu espaço particular!


- Não pense que todo blog pode/deve virar blog comercial, fazer publiposts e "ganhar" presentinhos e até mesmo grana. As empresas procuram pessoas ou sites com diferencial, com influência e exigem que o blog tenha x visitas por dia. Ou seja: uma minoria. 
Bem... vocês não são ingênuas né? Muita gente quer cobrar valores por banners ("acesse mídia kit pra saber nossos valores"), mas  cá entre nós, seu blog é tão influente e original assim dentro de seu nicho? Você sabe fazer os cálculos pra saber quanto vale um banner seu blog? Quantas empresas estão dispostas a pagar? E se elas pagam, elas vão te cobrar retorno. Você quer isso de verdade? Ficar sendo cobrada?
Fora que em alguns casos, banners de loja mainstream são postados nos blogs mas as blogueiras ganham pelo esquema "affiliates", um acúmulo que se converte em "peças recebidas". Mas você só pode escolher peças até o valor "x" e às vezes só peças indicadas pela loja. 
E aí, de repente, se não tem uma peça de seu gosto pelo tal valor x? Entendem agora porque umas blogueiras de repente  estão rock e no post seguinte estão boho? É porque elas são praticamente "manipuladas" pelas lojas mainstream a escolher tal peça que deve ser vendida por causa da tendência do momento. Você se sentiria bem com uma loja indicando que peça você deve receber/usar? Você por acaso vai numa loja e compra o que a vendedora diz que você tem que comprar ao invés de comprar o que você quer?

Esse esquema "affiliates" também tem aquela de receber email da loja com uma promoção, desconto ou sorteio que você deve publicar no blog como parte do contrato. Você sabe... recebe um email-post prontinho, você só precisa publicá-lo no blog. Aquela coisa que você faz por obrigação porque marketing definitivamente não é a faculdade que você desejava cursar... entom... por isso numa semana às vezes vemos 6 postagens iguais em blogs diferentes. Já vi blogueiras que deviam estar ocupadas ou de saco cheio que nem se deram o trabalho de traduzir o email-post! Copiaram-Colaram-Publicaram. 
Deixar que alguém lhe diga o que fazer no seu blog é de sua personalidade? É seu perfil? Pense em tudo isso antes de ter um espaço comercial no seu blog.



- Essa vida individualista de ficar mostrando conquistas materiais torna as pessoas infelizes, carentes! Já notou quanta menina apela por um "lindaaaaa" nos comentários? Quantas não clamam por likes? 
Mas me responda: quantas ao desligar o computador e tirar a roupa e o make não caem no desânimo porque só se sentem "amadas" via internet?? É essa vida que a gente quer?? Eu não quero!
Prefiro que nunca me chamem de linda e que avaliem meus posts com o ponto de vista pessoal e crítico do que me tornem uma pessoa dependente da aprovação dos outros. Já basta sermos alternativas e passarmos por diversos julgamentos ao longo da vida, ainda vamos querer ser dependentes do pseudo-amor alheio? 
Ame-se em primeiro lugar, não fique tão dependente do amor dos outros!

- Seu blog não precisa ter bom conteúdo. O que é "bom" conteúdo? O que é bom conteúdo pra mim pode não ser pra você. Por isso repito: o blog deve ter o seu conteúdo. O seu conteúdo atrairá pessoas com gostos semelhantes aos seus.
- Porque se importar com o que andam fazendo por aí? Faça o que te agrada! Nunca, mas nunca mesmo se compare! Ou se sinta inferior!
Essa vida de likes, reality show via instagram, look patrocinado não pode de forma nenhum ser parâmetro pra sua auto expressão!

- Blog é o espaço somente seu que você se comunica e se auto expressa
Apenas o fato de você botar pra fora as suas ideias ou compartilhar um momento legal já devia lhe dar uma super satisfação.



Se os blogs te incomodam por ser mais do mesmo e ter assuntos vazios, encare isso também como uma amadurecimento de sua parte: você está se tornando seletiva! Está amadurecendo.
Agora, se os outros blogs te incomodam tanto, a ponto de você ficar matutando no que deve fazer pra ser como eles, competir com eles, acho que tá na hora de se auto valorizar mais.

Desistir da blogsfera por causa do outros não acho nada legal...
Eu abandonei esse blog por um ano e meio! Mas foi por causa de mim mesma! EU não estava bem e não me sentia à vontade pra postar e nem de me expressar, estava introspectiva. Não parei por causa do jeito que estava a blogsfera naquele momento, ao contrário, eu queria fazer parte, queria postar, queria me expressar e não conseguia! E quando voltei demorei um tempo pra achar blogs e pessoas interessantes e estou muito satisfeita com os blogs que tenho na minha lista! Se algum começa a me desagradar, corto fora!


Resumindo: 
Crie seu próprio espaço, seu próprio mundo, não se compare, não se cobre, não pense que tudo tem que ser comercial, não se ligue em números, não dê audiência pra blogs que sugam sua energia positiva e se necessário, pause seu blog sim, mas pause pra fazer uma sessão de auto conhecimento e voltar com tudo, mais você do que nunca!!

Nós precisamos ser autênticas, espontâneas, brincar com a moda, promover cultura literária, artística e musical, usar o blog pra fazer amizade, pra se comunicar com pessoas que poderiam ser nossos amigos fora da vida virtual e precisamos também levar as coisas menos a sério. Não se limite por causa dos outros.  



O que vivemos hoje é um reflexo da sociedade atual, mas não somos nós os seres pensantes da sociedade? Aqueles que participam dela, usam dela e que temos opinião suficiente pra saber qual parte dela não faz bem pra gente pra gente descartar? Então. 

Como seres críticos que somos, podemos viver sem estes formatos. E se surgem mais formatos iguais a cada dia, tenha paciência. Algumas pessoas ainda são imaturas e acham que "seguir a moda" de blogs é estar enturmada, é ser aceita... o tempo fará uma seleção natural. Ter blog hoje num formato x, não deixa de ser um tipo de modismo e modismo sempre passa.  


16 Comentários

  1. Obrigada, Sana, obrigada mesmo. Tava precisando ouvir isso pra ficar contente com meus 10 anos de blog e meus 20 acessos diários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa seu blog é tão legal! Acho ele tão único e talvez por isso mesmo ele deva permanecer aí, ativo. Porque é de um tipo raro!! =DD

      Excluir
  2. É da postura de cada um mesmo. Tem gente que só quer mesmo ganhar os itens das lojas/marcas. Tem gente que só quer se expressar e contar uma parte da suas vidas. Tem gente que quer mostrar que é possível usar determinada roupa, ou fazer determinada coisa. Só não pode se precionar para ser o que não é. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Se a pessoa quer fazer do blog dela um espaço comercial, se ela tem jeito praquilo e é feliz que vá em frente!
      Se ela quer deixar algo mais pessoal e intimista, que faça!
      Mas não pode virar uma obrigação e um mal estar querer estar encaixada num tipo de "comportamento" que nem sempre é a sua essência!
      Obrigada!! ^^

      Excluir
  3. É difícil se expor e não ser julgada, mas você realmente parece se desapegar dessa necessidade do mundo moderno. Essa é uma característica louvável sua... adoro acompanhar sua sinceridade e se um dia pudesse te encontrar pessoalmente eu te diria um simples: obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, às vezes acho que sou desapegada até demais, sabe? Preciso achar um meio termo, mas eu sempre fui assim meio de andar paralelo, e já me ferrei muito na vida por "não seguir o fluxo" kkkkk porque querem ditar o que a gente deve fazer e ser né?
      Mas imagina, eu que agradeço você vir aqui ler e dar sua opinião!! Fico feliz mesmo =D

      Excluir
  4. Oi Sana!
    Eu acho que nem te falei como cheguei ao Diva,foi em uma postagem onde você estava em uma viagem,usando uma saia rodada com estampa de caveirinha!Faz MUIIIIITO tempo,enfim...sabe fazem dias que eu estava pensando nisso,cheguei numa fase que meu blog não tinha a minha cara,daí decidi apagar tudo e recomeçar,porque não me sentia bem independente das pessoas falarem para que eu não apagasse!Não vou ficar mais estipulando horário e dia para postagem (a não ser que essa seja coletiva),se eu quiser postar,um,dois três posts por dia o farei.Acredito que mais do que nunca,estou gostando de bloggar,pois voltei a fazer do jeito que sempre fiz com os demais blogs que eu tive:DO MEU JEITO-acredito que nunca cheguei a me comparar com os outros nesse quesito,mas confesso que achei estar fazendo algo errado por não ter tanta gente comentando,mas depois passou, vi que números não dizem muita coisa.
    Poucos blogs faço questão de visitar assiduamente, e estou satisfeita com essa minha pequena lista...o que me motiva a bloggar mesmo muitas vezes não recebendo comentários,é fazer o que eu gosto,compartilhar meus gostos e ter sempre aquelas poucas pessoas que compartilham de ideias comigo,mesmo estando longe trás uma proximidade bacana.
    Você falou de layout,eu mudei tantas vezes o meu tentando deixar profissional,pegando layout pronto,que um dia deu a louca resetei, e comecei do zero e me diverti bastante fazendo isso,que quase mudei de novo só pelo simples fato de ficar mexendo e fazer algo novo!Assumir o blog como Alternativo foi um grande passo também,queria fazer mas tinha receio pelo fato de não existirem muitos,mas daí pensei: ora deixa disso,faz ai e não esquenta a cabeça.O look do dia eu me divirto fazendo pose,quase caindo,meus cachorros invadindo quando faço as fotos no quintal.Igual quando eu me montava junto com a minha amiga DéboraPuppet,íamos no meio do mato fotografar e eu sempre caia,ou acontecia algo engraçado...não era apenas fazer fotos para eu enriquecer meu portfólio e/ou aprender mais,mas era o fato de me divertir fazendo isso,rir e ter alguma coisa pra contar e lembrar depois!Tanto dentro ou fora da internet estou pouco me lixando pela opinião dos outros (demorou um tempo,mas um dia a gente aprende),sei lá se eu ligasse para cada "eu acho" que eu ouvisse eu não viveria!Seu post foi divino,me animou mais ainda a fazer as coisas do jeito que eu gosto!:3
    PS:Quero ainda ler o post anterior,quero ler com calma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no tempo que parei o Diva, quando voltei também dei uma deletada em alguns posts que não me representavam mais - porque a gente muda né?
      Mas tá certo, não dá pra ficar se comparando, com o tempo de blogagem eu percebi que pouca gente comenta embora hajam visitas e leituras e bem, nós temos que de certa forma dar atenção a quem comentou né? Porque elas tiveram um momento no dia delas que foram se dedicar à nosso espaço.
      Eu acho que a necessidade de se expressar, colocar pra fora um sentimento, uma foto, um passeio deixa a gente tão mais leve.

      Lay out profissional acho que compensa mais pra quem tem blog comercial porque as empresas exigem uma coisa clean, fica aquela coisa mais fria e neutra, o que não é necessariamente negativo mas é voltado mais pro mercado. Mas blogs mais pessoais... pô deita e rola nos gadgets e bobeirinhas kkk!

      Look do Dia: eu como pessoa da área de moda, que passou década sem tirar fotos próprias, achei que já era hora de eu ter uma espécie de lookbook! Imagina que às vezes eu falo pra alguém que em 1900 e bolinha eu usei tal coisa e não tenho foto!! kkkk pôxa, acho que em 15 anos vai ser legal ver o que eu usava hoje e como mudei - ou não.

      E eu já vi vários layouts diferentes no seu blog mesmo, todos incríveis e bem representativos. Mas pense como Raul: ser uma metamorfose ambulante, que evolui e muda de opinião (ou melhora as próprias) é melhor do que ser aquela pessoa engessada num pensamento ou numa imagem ultrapassada! ;)
      Bjs!

      Excluir
  5. não tenho nem mais a acrescentar, vc disse tudo o q eu penso sobre blogs e afins...
    deve ser horrível ter q transformar uma coisa q deveria ser leve e divertida em uma coisa massante e com prazos estabelecidos... e mesmo assim, tanta gente prefere assim, realmente não consigo entender...
    enfim, excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara quem gosta de ter prazos e divulgar, que vá em frente! Se a pessoa tem o perfil de vendas e curte, ela tá certa de fazer isso com o blog dela!
      O problema a meu ver é a neura de que todo mundo precisa ser comercial e ter mil acessos! Não, não precisa!! Tem gente que não tem o perfil, não conseguiria viver com prazos e não pode ficar se pressionando por não estar seguindo o "esquema" e aí a blogueira desanima. O blog é um espaço tão pessoal...
      Obrigada! ^^

      Excluir
  6. Excelente postagem! Aliás, foi pensando um bocado nisso tudo que consegui escolher um nome pro meu "Universo Asfixia", universo porque reúne um bocado de tudo o que eu gosto. (Asfixia é uma coisa de apelido, enfim...) Você tem toda razão, e fico muito feliz por existirem pessoas como você, que escrevam e disseminem ideias como esta por aí, pois muitas meninas estão precisando!

    • Asphyxia •
    universoasfixia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tá certo, o blog tem que ser o seu universo! As coisas que vc gosta!
      Se você curte ser profissional, seja. Se você não curte, não se pressione pra encaixar num padrão!
      Obrigada pelo elogio rsrs, fico sem graça!
      Bjs!

      Excluir
  7. Sana, sou outra que estava precisando ler algo assim, com uma positividade tão grande à respeito desse mundo.
    Sabe, eu sempre desanimo de blogar quando percebo que estou me deixando levar por esse fluxo de coisas impessoais, de modinhas passageiras... E, em contrapartida, é tão bom ter um cantinho onde podemos nos expressar sem se importar com opiniões, sem fazer por retorno vazio... Mostrar como somos, quem somos e atrair amizades edificantes para nossas vidas.
    O conteúdo dos blogs que gosto de acompanhar são sempre mais pessoais, porque não tem sensação melhor que conhecer pessoas inteligentes, admirantes e cheias de vida!

    Enfim, seu texto não poderia ter vindo em hora melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? rsrsrs! Fico feliz que tenha te ajudado!! =DD
      Ah nosso cantinho é tão bom! Dá pra escrever bobeiras, reminiscências, coisas sérias, looks e as pessoas ficam livres pra ler, gostar ou não! Normal de vez em quando se sentir desanimada, mas quem não se sente com tanta futilidade e coisas vazias rolando nesse mundo?? Tem que sempre deixar esse momento passar e se focar nas coisas boas, uma delas é o poder de se auto-expressar!!
      Bjs! ^^

      Excluir
  8. Haha, Sana ahazando!
    Eu só voltei a blogar por conta disso. Estava morando emum lugar diferente e comecei a me sentir extremamente desconfortável comecei a ficar muito triste e sem ninguém para desabafar. Daí que depois de muita coisa, finalmente, voltei para a minha casa em Minas e me reencontrei, voltei com tudo no blog com diversas ideias e vontades. Penso no blog como se pensava em blogs antigamente. Não consigo me
    interessar pela publicidade, mas sim por sentir falta de passar informação para frente...

    E eu sou do partido que se algo não está bem, é porque as pessoas envolvidas nisso estão fazendo algo errado e precisam de partículas, ínfimas que seja, para ativar outros pontos e melhorar esse ambiente...

    E também que números não são importante para essas partículas, eu prefiro ajudar uma pessoa com a verdade, conselhos sinceros, visões diferentes, novas abordagens, do que influenciar falsamente centenas, milhares de pessoas com ideias prontas, com código de barra e validade pré determinadas.

    Adoro o seu blog por me fazer sentir muito confortável, porque como você também não tenho essa coisa de me sentir mal por não ter o que as outras blogueiras tem. Gosto muito da pessoa que me tornei, e adoraria que as outras pessoas também sentissem esse orgulho. O de se amar incondicionalmente pela possibilidade de sempre poder se permitir ser você mesma... É muuuuuuito bom.

    Beijos enoormes moça, por favor nos presenteie com mais sumiços e aparições, são as melhores fases dos blogs que gosto :)

    ResponderExcluir
  9. Sana! Já tinha vindo por aqui através do Nox Et Lux, se eu não me engano. Dessa vez, foi através do Nosferotika e gostei tanto desse texto... Não sou do tipo de pessoa que curte falar da vida pessoal no blog, até mesmo porque não curto pessoas que eu não conheço se metendo na minha vida e é uma das coisas que às vezes vejo acontecer com quem expõe a vida no blog, seja ele profissional ou não. Geralmente quando é profissional as pessoas caem muito em cima pra aquela seguir o padrão imposto, reforçar esteriótipos, enfim...

    Seu texto propõe uma reflexão muito boa e acho que ele serviu bastante pra mim. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^