O fim de uma era de minha vida virtual-social!

No dia 30 de setembro, o orkut sai do ar. Pelo que entendi, suas comunidades continuarão online como arquivo. Nossos scraps e fotos irão pro google + com ajuda do GoogleTakeout.

Eu entrei no orkut em 2004, quando pra entrar lá precisava ser convidado. Eu fui convidada por uma amiga do Yahoo Groups, porque na época era em fóruns tipo Yahoo que a gente fazia amizade e se comunicava com pessoas do mesmo gosto que a gente.
O orkut em pouco tempo se tornou o point dos brasileiros, num dado momento, acho que em 2006 eu fiz uma conta no Myspace pra acompanhar as bandas que eu curtia. Porque o Myspace era o Orkut dos gringos. Daí acabei também seguindo perfis de lojas e de modelos alternativas. Uma das coisas memoráveis do Myspace era eu reencontrar artistas e bandas dos anos 80. Naquela época o revival do metal oitentista tava começando a dar as caras. Uma coisa que vi enquanto acontecia foi o nascimento da subcultura scene, que nasceu lá! Selfie pra eles era de praxe, numa época que ainda pouco se falava em selfies.

Esta foi minha foto do perfil do orkut por muuuuitos anos!

Eu fiz minha conta no Facebook em 2008. Também só entrava com convite. Quem me adicionou lá foi um amigo meu do fã clube da Doro. O Face na época era tão simples que eu achava super tosko porque não tinha nada! kkkk Lembro de entrar lá pelo mesmo motivo do Myspace: acompanhar ou poucos ainda na época, perfis de bandas e um ou outro amigo brasileiro.

O grande lance do orkut eram as comunidades! E até hoje considero seu formato de fórum muuuito melhor que o do face! Em forma de listagem, era bem mais fácil achar e organizar tópicos. Não era como no face que os tópicos vão sumindo e depois pra achá-los, às vezes, nem a busca resolve... 

Bom, eu não consigo falar mal do orkut! Ele trouxe tanta gente boa pra minha vida!! 
A maioria absoluta dos amigos virtuais que tenho hoje, conheci lá! Nas comunidades onde encontrávamos pessoas com gosto em comum! Pra vocês terem ideia, conheci a Nívia da Dark Fashion quando ela ainda nem tinha lançado a marca!! A gente conversava sobre moda dark e mercado alternativo num grupo... nossa como o tempo passa! A fase do corset também é inesquecível! Vi as primeiras marcas alternativas surgirem e toda a onda que se criou em torno da peça. Aprendi sobre moda Lolita na comunidade delas, e os debates intelectuais sobre a subcultura gótica na comu do Henrique Kipper?? Até meu primeiro contato com os Picnics Vitorianos... também conheci a Giovana do This is My World no orkut, embora já acompanhasse a lojinha dela (Dark Sorrow) através de meu Fotolog (outra rede social relíquia que conheci muita gente!)

Uma das coisas que eu amava era a comu da Doro, foi das primeiras que entrei! Pela primeira vez na vida eu encontrava fãs malucos como eu!!! Ela ainda era meio desconhecida, o grupo se tornou unido porque fãs dela também eram raros.


E outra coisa que me fazia extremamente feliz é que eu sou fã de female bands e a comu "Female Metal 80s" era uma das minhas preciosidades! Tinha pouquíssimos membros e era lá que a gente trocava informação e raridades em MP3 de bandas oitentistas com vocais femininos ou all-female!! 


Eu estava na faculdade quanto entrei no orkut e eu já brincava com a Moda e foi pro orkut que fiz minhas primeiras sessões de fotos montadas! Em 2005 a gente comprou uma máquina digital, foi a época das minhas primeiras selfies! Eu me divertia naquela coisa de programar a máquina no automático e posar com as roupas que eu fazia pra mim nas horas vagas. Servia como um trabalho de portifolio também! Já que entre 2006 e 2009 eu tanto fazia roupas pra vender como fui estilista de uma marca alternativa e toda roupa que eu fazia uma versão pra mim eu fotografava!

Selfie de algum ano há muuuuito tempo atrás!! (acho que 2006)

Claro que já existiam as meninas "celebridades" e "capas de comunidade". Elas também faziam esse esquema de se fotografarem com looks montados. 
Só que essa coisa de "vida ostentação" não era tão forte! Porque só seus amigos viam suas fotos e mesmo que fossem públicas as pessoas precisavam cair no seu perfil de alguma forma ou um dia dar na telha de clicar no seu perfil e ver se você tinha colocado mais fotos. As fotos não caiam automáticamente numa "timeline" atraindo de imediato a atenção dos mil amigos.

Pra mim, a decadência orkutiana começou quando o layout mudou. Ficou chato de mexer, ficou horrível de ver as fotos. Foi uma tentativa de juntar twitter com facebook, mas não deu certo! O orkut era tão único e perdeu rapidamente sua identidade.

O lado bom é que as comunidade ainda ficarão no ar pra consultas, como história mesmo, mas não mais ficarão ativas. De certa forma serve como memória. Meu outro blog, o Moda de Subculturas nasceu de uma comunidade no orkut chamada "Subculturas e Estilo" que criei em 2006! Em 2008 refiz a comu porque ela tinha sido hackeada (lembram destas rebeldias?). Era um grupo com uma participação super legal e em 2009 decidi transformar a comu em blog pra pegar um povo que tava saindo do orkut porque estavam de saco cheio da futilidade daquela rede social. Sério! Eles achavam o orkut fútil!! KKKKKKK



E vocês, tinham orkut? Sentirão falta ou nostalgia?

5 comentários:

  1. Apesar de eu não fazer a mínima ideia de quem você era na época, lembro daquele seu tutorial de anágua, vivia rolando nas comunidades lolitas, rs. Aposto que muita menina aprendeu e começou a fazer anáguas a partir dele... E no caso de lolita tinha comunidade pra tudo! Handmade, lifestyle, pra cada um dos subestilos, madrinhas...uma infinidade.

    O orkut realmente foi bom e vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aquele tutorial eu fiz justamente à pedidos de uma comu!! E depois ele circulou mesmo! Ele já tem um jeitão meio velhão né? Dá pra ver pelas fotos kkkk
      Mesmo eu não sendo Lolita eu aprendi umas coisas nos grupos handmade!! É, as comus vão deixar saudade ;)

      Excluir
    2. Aindaa tem um grupo de handmade no facebook, mas não é a mesma coisa mesmo...

      Excluir
  2. Nossa orkut T_T
    Eu conheci TANTA gente na comunidade de Hard Rock ,conheci tantas bandas que tiozinhos falavam que eram a minha cara ( e acertavam).No Myspace conheci uma amizade da gringa que tenho apreço até hoje ( e reencontrei ele depois de cinco anos no Facebook),no fotolog comecei a me mostrar mais com a fotografia com os autorretratos e as sessões no meio do mato que eu fazia com a Débora (que conheci no flogão).Eu lembro daquelas comunidades VIP's também...não querendo ser saudosista,mas já sendo-antes era tudo tão simplório na internet né?Eu aproveitei muito daquela fase ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fazia parte desta comu tb!!!! =D Mas não comentava, não que eu me lembre...
      O fotolog era legal, pq rolavam umas fotos muito espontâneas, tinha as fotoshopadas tb, normal, mas era mais despretensioso (acho).
      Era simplório mas era muito divertido!!!

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^