Para os celtas, o mês de outubro era consagrado à Cerunnos, o Deus Cornífero (falo um pouco sobre ele aqui) da natureza, do submundo, da fertilidade e da vida. Lá no Hemisfério Norte, os pagãos estão celebrando o começo do outono.


Existem brasileiros que praticam a roda do ano do Hemisfério Norte, mas muitos seguem nossas estações, no caso, a Primavera. Eu me sinto mais à vontade pra celebrar os ciclos do hemisfério sul, pois é aqui que habito e que percebo as mudanças da natureza. Mas boa parte do pessoal gosta de celebrar a roda do ano do norte por causa do... Halloween! Pois é. Tô querendo falar um pouco mais disso em breve...

É época de cor e flores!!

Ostara chegou à nós há uma semana atrás e o que mais gosto da Primavera, é o renascimento. O renascimento da natureza, da vida, da prosperidade... é engraçado porque um de meus filmes preferidos é O Jardim Secreto, sinto esse simbolismo naquela obra, quem não lembra de Dickon cortando um ganho de árvore seca no inverno mostrando que havia vida hibernando lá dentro? E Lady Mary jogando sementes na terra seca e um tempo depois vem a chuva e o jardim fica maravilhosamente florido? Fora a cena que o trio faz um ritual em torno da fogueira para que o pai volte para reencontrar o filho! E o filme tem isso mesmo, um toque de magia, dos ciclos da natureza e da vida, do renascimento que a primavera trás, visível na mudança no Colin, em seu pai e até mesmo em Lady Mary que era garotinha mimada e arrogante.




Nessa época, acho que nosso organismo deve começar a ficar mais leve pra chegada do verão, então gosto de melhorar minha alimentação aproveitando as frutas que virão em abundância pós inverno. Ter sempre a fruteira cheia delas, é um simbolismo de fertilidade da terra, que nos dá alimentos.


Também volto a incluir alguma cor nos meus looks, seja numa saia, num acessório... sei lá porque inventei isso, mas sinto que é meio que uma representação das cores da primavera/verão em mim!


Passeie bastante em parques, jardins, sinta a vida retornando do período de hibernação, enfeite a casa com flores, frutas, plante uma árvore, cuide do jardim, coloque flores no cabelo e aproveite esse simbolismo de renovação pra reinventar sua vida.



5 Comentários

  1. Que post lindo!
    Cada imagem mais linda que a outra! ^^
    Eu também vejo mais sentido o pessoal do lado de cá celebrar a roda do hemisfério sul.. acho tão estranho alguém celebrar algo que tá distante, que não tá acontecendo. É tipo comemorar o aniversário numa data super nada a ver com a data de verdade... mas enfim, cada um sabe o que faz, né.. cada um sabe o que sente.
    Esse filme O Jardim Secreto era um dos meus favoritos quando mais nova. Toda vez que passava na TV eu tinha que assistir! ^^
    Deu até saudade agora. Acho que vou pegar pra rever esse final de semana aproveitando o clima tudo a ver.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    A primavera e outono são minhas estações preferidas.
    Ver como as plantinhas se desenvolvem rápido nessa época,a natureza esbanja beleza.
    Eu me sinto mais meiga e delicada visualmente falando nessa época tbm.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adoro a primavera! Tempo de flores e frutos, de ar leve, de recuperação das forças! É uma época mágica!
    Achei o post muito inspirado, Sana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^