Bom, o título contém uma pergunta estranha mas que acontece. É por isso que estou bolando um post com o resultado do meu aprendizado de parcerias/colaboração com lojas, porque sinceramente, rolam algumas propostas que são exploração. Parceria não é via de mão única, tem que ser bom pros dois lados. Tem lojas que jogam toda a responsabilidade em cima das blogueiras e esquecem de investir em qualidade dos produtos ou nas próprias mídias sociais. E tem blogueira que na ânsia por "parcerias" topa tudo, mas vai chegar uma hora que terá que repensar.
Acredito que alguns pontos desta pesquisa valham pra parcerias via instagram e até youtube, com adaptações. 

Recentemente lancei a pergunta aqui no blog, e o post, embora super bem visualizado (mais do que eu esperava até!), rendeu poucos comentários de meninas interessadas. Já comecei lentamente a desenvolver o artigo e aos poucos levantando os tópicos que serão abordados. Ainda não sei se será apenas um ou vários posts, se será em pequenos vídeos, pois não faço ideia de que tamanho vá ficar, é um assunto bem amplo e queria oferecer o mais completo possível.
No momento, além coisas mais "técnicas" sobre parceria, estes serão alguns pontos abordados e gostaria que as meninas que se interessaram, se tem mais dúvidas, deixem nos comentários para que eu aborde no texto também ;)

- Devo abordar uma loja ou esperar ela me abordar?
- Meu blog é minúsculo, posso cobrar por link divulgado? Quanto posso cobrar?
- Recebi proposta de parceria de uma loja pequena, como devo proceder?
- Recebi proposta de uma loja grande/famosinha, como devo proceder?
- Os banners no blog: ofereço de graça ou cobro? E quanto cobro? E quando é de graça?
- Qual a diferença entre permuta, colaboração, publipost, afiliado e press kit?
- Se a loja me mandou um produto mas não gostei, o que faço?

- A loja me ofereceu mandar um produto pra review mas não é meu estilo, como reajo?
- Duas lojas que vendem produtos iguais querem anunciar no meu blog, o que faço? OU
Uma loja não quer que a outra, que tem produtos iguais, também anuncie no meu blog, o que faço?

- Como evitar (ou minimizar) a "exploração gratuita" de seu espaço.
*vou atualizar a lista se algo mais vier em mente durante o processo.

Bom, quem lê o Diva há tempos sabe que sou do tipo que fala dos tabus e gosto de abrir espaço pra debates e ideias, questionar como as coisas funcionam. E sim, falar sobre parceria é meio que "um tabu", um assunto meio "intocável", assim sendo, acabamos aprendendo por experiência, mas não custa nada tentar começar a falar de forma mais aberta sobre o assunto. Acho que comunicação é fundamental pra um serviço justo. 
 
Mas confesso que estou sim um pouco insegura, pois como eu disse, não sei como será a reação dos que lerem porque isso é um assunto que ninguém fala. Todos disfarçam, jogam entrelinhas, mas não falam nada claramente. Não sei se vou expor demais, não sei se vai "sujar pra mim", mas eu acho que não faz sentido eu saber de coisas que podem ajudar os outros e guardar aquilo só pra mim. Não faz sentido eu ficar "de segredinho" tendo algo que pode ajudar a mudar o comportamento das pessoas sobre o assunto. Espero que essa insegurança (do julgamento) passe e que eu conclua tudo o mais brevemente. 

Meninas interessadas, deixem as dúvidas nos comentários pra que eu possa analisar e ver se tenho respostas. Queria a participação de vocês nisso porque quero ouvi-las e oferecer algo que realmente ajude. Blogueiras que já tiveram experiências e queiram compartilhar comigo pra incrementar esse post, basta me procurar no face (Sana Skull) e mandar mensagem ou deixar comentário aqui pra trocarmos ideias/experiências.


Criar um guarda roupas completo só com peças recebidas
ou receber algum dinheiro pra divulgar?


25 Comentários

  1. Bem, basicamente as dúvidas que tenho, são essas que você colocou no post. Principalmente por ter um blog com poucos números. Como não tenho nenhuma pergunta a fazer, vou aguardar o post com as respostas das perguntas citadas acima.
    Beijão.

    www.creepybeauty.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Suelen! Vou fazer uns cálculos de valor de link pra blogs de poucos acessos! :)
      Obrigada!

      Excluir
    2. Concordo com a Suelen...tenho as mesmas dúvidas que você já colocou no post e também tenho um blog com poucos números. :P
      Estou aguardando ansiosa pelo post novo.

      Relíquias da Lara

      Excluir
  2. Sana ♥
    (desativei o Facebook por um tempo)
    Tive apenas uma parceria, a a partir do momento que a loja,começou a dirigir a mim em tom de ameaça,não aceitei mais.A loja não existe mais,mas prefiro comprar eu mesma o que eu realmente uso do que abrir mão da minha real opinião para ''ganhar'' produtos.Eu só poderia falar bem, e quando fui questionada,que eu queria falar dos contras do produtos, e que de fato o produto não era como no anuncio, e que deveria ser trocada a descrição.A dona da loja,me deu inúmeras justificativas veladas de ameaças.Eles usam nossa imagem,divulga-a sem parar nas redes sociais,até mesmo muitas vezes quando não há mais vinculo.Não acho esse tipo de parceria justa, e fora que muitas meninas não deixam claro que é produto de parceria,deixa a subentender que é de consumo pessoal.Muitas infelizmente entram no mundo dos blogs,afim de arrumar parceria,isso acho negativo...não vejo nada de ruim em quem faz parceria com loja,mas que seja de forma clara com quem lê!

    Se é pra ajudar e abrir os olhos,vá em frente!Se estiver segura com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, não duvido! Estas coisas acontecem MESMO. Eu já passei por umas histórias bem complicadas que até hoje não consigo enxergar as tais lojas com os mesmos olhos de antes... Não faço a mínima questão de me envolver com "empresários" com essa visão de negócios. Já que o mundo alternativo se interessou por esse tipo de serviço, acho justo que seja bom pra ambos os lados e não só pra um.
      Obrigada pelo apoio ♥

      Excluir
  3. Meu blog é bem pessoal - coisas que gosto, opinião de coisas que comprei.
    Mas esse post de parceria é muito interessante, caso um dia eu consiga ou tenha interesse em ter parcerias para o blog, até porque acho uma "realização" do tempo que você reserva pra escrever.

    Afinal quem sabe um dia neh.
    Adorei.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kallyne, esse meu blog aqui também é super pessoal, no momento não penso em colocar parceria nele, entendo essa sua posição :)

      Excluir
  4. Oi, Sana! Eu visito muito teu outro blog, o MDS, mas aqui ainda não tinha vindo! E realmente queria ler mais sobre esse assunto, pq parece que "todo mundo quer parceria", mas existe um sem número de perguntas sobre, e achas as respostas não é tão fácil. Meu blog é todo pessoal, por enquanto não tenho planos de procurar parcerias, mas caso a inspiração venha, é bom ficar bem informada e aprender com quem já sabe sobre o tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah, bem vinda! ^^
      É, realmente hoje quem tem blog mais voltado à compras acaba procurando parceria. Obrigada pelo interesse, vamos ver se consigo expressar tudo ;)

      Excluir
  5. Eu tenho muito interesse em saber tudo isso que vc citou,e tudo oq eu li ou assisti são blá blá blá,parece um assunto proíbido,onde vc vai ter q aprender sozinho,parece que blogueiras tem medo da concorrência,e ficamos perdidas sem saber como agir,oque seria bom,ou ruim?quanto vale?qual nosso dever para com a empresa?
    Eu não pensava em ter nada disso no meu blog,mas agora tenho repensado sobre isso,pq apesar do meu blog ser pequeno e bem pessoal,eu uso produtos,sou consumidora e nossos blogs mesmo pequenos,são como revistas,é gasto muito tempo para falar sobre algo,pesquisar,interagir,gravar,editar,etc,então pq não ter uma remuneração ou produtos por isso?
    E blogs alternativos precisam conquistar um espaço maior de respeito.
    Ansiosa por tudo oque vc vai postar,pq vc tem experiência,e é uma pessoa de total confiança e verdade.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece assunto proibido mesmo e ACHO que sei porquê hahaha!
      É meio ridículo isso de "oh é assunto secreto, valioso", porque não é nada, na verdade a conclusão que cheguei foi que não falar do assunto só fez surgir mais exploração! Especialmente exploração das blogueiras alternativas que não tem aquelas lojas grandes, mainstream pra patrocinar.
      Como vc bem disse: vc é consumidora, usa seu tempo pra escrever/filmar sobre produtos, super justo ter um apoio né?
      Bjs Gio e obrigada!

      Excluir
  6. Não tenho mais perguntas a acrescentar, mas gostaria que vc pudesse confirmar -ou não- uma ideia fixa que se formou na minha cabeça a respeito disso. Marcas buscam números, as vezes mais quantidade do que qualidade. Isso procede mesmo, ou é impressão minha?
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre Nayara. O conteúdo que vc publica também importa bastante. A questão é que de uns 2 anos pra cá, as lojas alternativas estão copiando muito o esquema de publicidade do mainstream ou focando mais em "famosas do IG" do que em blogs, então isso mexe um pouco com os blogs e cria uma coisa meio perigosa de elas (as lojas) não focarem no público certo e ainda exigirem acessos. Esse seu ponto é algo interessante, vou ver se dá pra encaixar algo.
      ;)

      Excluir
  7. Bom meu blog é pequenininho, mas eu penso em ter futura parcerias, não sei como conseguir nem como proceder... Mas nenhuma pergunta a acrescentar pois talvez tire todas atraves das suas e das meninas aqui dos comentários.

    Bjus :*

    http://ladydarks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Antonielle! Espero que o post dê uma ajudadinha! :)

      Excluir
  8. O que eu vejo de parceria de lojas com blogueiras alternativas é que virou uma caça por "famosas do IG", que na minha opinião de mortal é que as lojas só querem números e não qualidade. É uma pena porque deixa mais uma vez quem está nessa há tempos batalhando lá na pqp, pessoas que tem conteúdo legal são deixadas de lado.
    As gurias compram likes, seguidores e as lojas só querem essas gurias, (ou quando te desprezam porque você é modelo alternativa freelancer) com caras de gringas ou que tem o corpo de Barbie, já me arrependi de comprar em lojas que eu achava muito legal, fiz até ensaios usando peças e tal, e percebi que só postavam fotos de clientes com cara de "tumblr" e magras, dá um desgosto tão grande ver estas coisas. Porque mais uma vez o que mais importa são números!! Fale tudo mesmo,o que seu coração mandar porque isso virou uma máfia!! :* batkisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loretta, eu concordo contigo. Esse é um comportamento recente que embaralha todos os conceitos do alternativo e é bem injusto porque foca no superficial. Não sei se caberia isso no post mas com certeza vale análise. O IG é uma maravilha pras lojas que só procuram números mas será que essas meninas estão realmente "lucrando" ou sendo exploradas? Ou essas moças só querem mesmo likes e visibilidade? E a loja, tá focando no público certo?
      Obrigada pela participação, você sabe que adoro você pela sua atitude!

      Excluir
    2. Eu vejo muitas meninas "mendigando" parcerias, não acho que elas estão sendo exploradas pelas lojas, e sim que adoram isso,rs! As lojas exploram as "peixe-pequeno" pelo que vejo é somente likes e visibilidade das "famosinhas", tipo: "ah, ganhei de graça porque sou foda e tenho 783173178 likes!" É o que eu realmente vejo. Pra loja isso é bom porque "todo" mundo quer o que as itgirls bloggers estão usando, rs Deve ser por isso que preferem parceria com estas. O que cansa é ver as mesmas garotas sempre sendo parceiras de tooodas lojas do seguimento! Tá confuso demais isso meo deus! >__< Blogueira que vira modelo, modelo que vira blogueira, it girl que vira blogueira e modelo, quer engolir o mundo e fica esse rolo! Como se não tivesse espaço pra todo mundo. Eu me contenho porque eu sem querer crio mega blaster tretas, mas desta vez soltei o verbo, rs <3 Estou sempre lendo suas coisas todas, ai fico aqui pensando com meus botões..

      Excluir
    3. Bom, eu já fui explorada (hj estou mais esperta) e acho que algumas meninas pequenas ou médias podem estar sendo exploradas por inocência. É nessa inocência e no "mendigamento" que se faz crescer a exploração das lojas pelo espaço das blogueiras. Eu não sei se estou conseguindo explicar, mas basicamente seria que o mendigamento gera a atitude exploratória das lojas. E eu acho que já passou da hora das meninas "se darem o valor", não medigarem e ficarem espertas. Mas existem alguns pontos dessa relação que eu queria abordar, criticas mesmo tanto à atitude das lojas quanto das meninas. Talvez elas não tenham noção do quanto perdem com a medigagem...
      Tá tudo bem confuso mesmo, de repente todo mundo virou modelo, vaidosos por fora mas mortos por dentro, uma coisa surreal. As modelos mesmo não tão ganhando dim dim, os editoriais de foto só repetem ou copiam fórmulas de fora, voltamos à era em que beleza vale mais do que cérebro. E é assim que nos controlam, né? Sem cérebro não questionamos.
      Adoro desabafos sinceros ♥

      Excluir
    4. Já tentaram fazer parcerias meios "estranhas" comigo e eu tive um certo desconforto com uma loja, agora já nem sei se aceito futuras parcerias porque acham que sou besta,rs e não sou não!! Sou muito das espertas!! rs
      É realmente o que vejo, bem o que aquele ditado bem antigo diz: "Por fora, bela viola! Por dentro, pão bolorento!" O que se ganha sendo somente a casca bonita?! E será que isso muda?! Já tenho minhas dúvidas. Mal posso esperar pra saber tim tim por tim tim disso tudo!! Solte o verbo girrrrl!! haha beijos!!! ♥

      Excluir
  9. Acho que esse é um assunto meio velado, realmente, e que dá margem pra muitas dúvidas mesmo, especialmente pra quem tem blog pequeno ou minúsculo (como o meu).
    Não tenho nenhuma parceria, mas gostaria e acho que as perguntas que você levantou são todas as dúvidas que tenho, só gostaria de ter uma noção melhor do quão relevante é o número de acessos para uma empresa/loja/ editora.
    Beijo e té mais! ^^

    ResponderExcluir
  10. É um tabu mesmo, acho que é um assunto que deve ser mais discutido no universo dos blogs. Parabéns pela iniciativa, como sempre, fazendo debates sempre relevantes <3

    ResponderExcluir
  11. Acho que já comentei isso no outro post, mas falarei de novo. Acho muito válida essa iniciativa sua.
    Eu comecei com meu blog sem muitas pretensões. Só como um cantinho pra falar do que gosto mesmo. Nem esperava que fossem aparecer parcerias, afinal meu blog é mais pessoal. Mas elas apareceram. E eu nunca soube exatamente como lidar com isso porque a gente não acha ninguém falando sobre esse assunto. E quando acha, a pessoa meio que enrola, enrola, enrola, mas não fala exatamente como funciona. E aí fica a dúvida: o que eu tenho que fazer? Como fazer? O que é exploração e o que é certo dentro dessa troca? Principalmente no meu caso que tenho um blog pequeno, sempre fico pensando, seria justo eu aceitar a parceria mesmo meu blog não tendo muitos números? O blog tá dentro do público da loja, mas é pequeno. Aí sempre fico sem saber se é certo ou não.
    Outra coisa que tenho visto muito é justamente o que já falaram aí em cima. Vejo muitas lojas que teoricamente tem um público mais alternativo fazendo parcerias com pessoas que não tem exatamente o público deles. Mas só porque são as famosinhas do IG estão conseguindo isso. E eu acho isso bem chato porque a gente vê por aí muitas meninas alternativas que produzem um conteúdo bacana e que não tem essas oportunidades. Enfim, ansiosa pelos próximos posts sobre o assunto. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mone!
      Já publiquei uns artigos sobre o assunto e ainda tenho pelo menos mais dois pra sair! Eu toco em alguns nestes assuntos que você questiona.
      Espero que te ajude de alguma forma! ♥

      Excluir
    2. Eu ando super atrasada com as leituras dos blogs que sigo e como eu sou meio metódica ~chata~ eu acabo não vendo os post mais recentes pra não sair da "ordem". hsauhsaus
      Mas aos poucos tô vendo os posts novos e preciso agradecer. Tá ajudando sim. Não preciso nem dizer que amo seu blog, né!? ^^
      bjin ♥

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^