Parcerias em Blogs Alternativos: Conteúdo, Influência e Redes Sociais

No post anterior falamos da importância de definir seu nicho. O nicho vai te categorizar dentro de um segmento de mercado, e a partir disso você poderá estudar que tipo de parcerias e publicidades se encaixariam neste nicho.
Lembrando que são apenas DICAS e não regras de conduta, pois sempre há nuances em cada caso e só você sabe o que fica melhor em seu blog.

Sabem aquilo de "não faço parte de grupo" ou "não gosto de me categorizar". Se você é de nicho, você consequentemente FAZ ou É parte de um grupo/categoria/segmento de mercado. E você vai ter que estudar esse segmento pra interagir com ele, afinal, fazer parceria é entrar como divulgador de empresas.

Antes de ler este artigo, você já leu os anteriores pra se situar? Se não, seguem os links:
1. Sobre parcerias em blogs alternativos: "Se eu te der um colar, você escreve sobre minha loja?
2. Blogs e Instagrams Alternativos: a exigência de números é mais prejudicial do que parece!
3. Blogs e Instagrams Alternativos: a compra de likes
4. Publicidade em Blogs Alternativos - Como Começar? 


Conteúdo 
- É mito dizer que tem que postar todo dia. 1 artigo bom é melhor que 5 meia boca. Ter qualidade é melhor que quantidade. E assim você dá tempo do leitor acessar seu blog, afinal, seu leitor deve visitar dezenas de sites por semana, já pensou nisso? Então esquece essa neura de "prometo postar mais por aqui"... 

- O que você pode fazer é distribuir seus posts programando-os. Acha que vai ficar vários dias sem postar nada ou quer postar coisas todos os dias? Programe-se! Programe os posts pra serem publicados 1 ou 2x por semana se for o caso, crie uma agenda. 

- Se vai escrever algo relevante, evite textos rasos, com menos de 500 palavras. Faça pesquisas fundamentadas ou publique opiniões com seus pontos de vista ou análises. Faça o leitor querer voltar a seu blog, seduza com a escrita, com as palavras, com as imagens...
Se todo mundo tá fazendo curto, faça longo. Se todo mundo tá fazendo verde, faça azul. Essa diferenciação atrai, gera curiosidade e faz as pessoas quererem voltar pra ver o que você aprontou agora.

Produza conteúdo e se necessário, programe postagens.

Influência
Se um dia alguma loja virar pra você e dizer algo: "seu instagram/seu blog não é influente". Pense: "não é influente pra quem?" Se você tem seu blog, você tem seu público. E muitas vezes uma pessoa com 500 fãs no insta é mais influente em seu NICHO do que se tivesse 50 mil seguidores mainstream que não vão comprar nada da loja alternativa (só vão admirar as fotos)! 
Por isso que digo que tem loja que tá perdida nesse lance de divulgação. Elas estão confundindo influência com números quando se trata de nicho! Portanto questione sempre estes detalhes.

- Se você fala diretamente para seu nicho; se aborda um nicho dentro do nicho; se oferece conteúdo autoral e de qualidade que faz pessoas voltarem sempre ao seu blog, acaba gerando uma influência/forma opiniões. Mesmo que seja um blog de looks/lifestyle. 

Você bloga looks do dia mas mora no sertão nordestino. Como se manter alternativa - não necessáriamente gótica ou headbanger, especialmente porque o nicho "gótico" já tem muita gente abordando - naquele clima seco e quente? Você vai estudar pesquisar tecidos, tipos de roupa e vai criar looks em cima disso. Seu blog terá um nicho.

- O nicho geralmente requer conhecimento sobre um tema e isso, é só estudar, pesquisar, algo que realmente goste, independente de modismos. O nicho sempre terá menos publico que o mainstream, mas o que importa é o conteúdo. E anunciantes podem se interessar por seu público.

Seja criativa!
 
Mídias Sociais
O mundo diz que devemos estar em todas as redes sociais possíveis. Somos blogs alternativos e em alguns casos é meio impossível estar em todas as redes sociais por causa de tempo. Lembre-se que grandes blogs mainstream tem uma equipe de trabalho, ou seja, nem sempre quem cuida das redes sociais é exatamente a blogueira.

Tendo um blog você tem controle sobre seu conteúdo. As redes sociais trazem tráfego pro blog, mas não monte seu blog totalmente focado nelas!
Se busca acesso em seu blog, não monte seu blog totalmente nas mãos das redes sociais porque no face, insta e etc, você fica a mercê das regras deles. O facebook só manda o feed pra 1% dos que deram like nas páginas. O Insta recentemente também reduziu o envio do feed (não sei qual porcentagem é), a intenção deles é que você pague anúncios pra ser divulgada (sim, a grana vai pro Vale do Silício!). E lembrem-se que Myspace e Orkut sumiram e perdeu-se o conteúdo de lá
Focar 100% nas redes sociais que mudam de regras a toda hora pode ser complicado. De repente você faz um post super legal no Face ou Insta e com o tempo aquilo se perde. No blog, sempre estará lá.

Então o que fazer?
Esteja nas redes sociais que você mais se identifica.
Mas lembre-se que cada uma delas tem um estilo, uma linguagem.

Se você visa crescimento do blog em acessos (números),
suas redes sociais devem redirecionar as pessoas ao blog! E não o contrário.

Por exemplo, se você tem um blog e quer acessos, mas posta mais sobre "me segue do insta". Analise esta atitude. O ideal é usar o face/insta pra redirecionar ao blog: Posto foto no insta e digo: "link pra matéria do blog na bio" ou já deixo o link da matéria no perfil do Insta ou jogo um link (tem gente que acessa Insta pela web e consegue abrir os links copiando e colando).

Fez um vídeo e jogou no youtube? Mas peraí! Você não quer acesso em seu blog?
Fácil: poste o vídeo no blog e divulgue o post do blog! Se divulgar apenas o link do youtube, o blog não receberá esse acesso. 
Pense nestas divulgações "casadas".
O que você tem que fazer pra trazer acesso ao blog e chamar as pessoas pra ele!
Lembre-se que acessos demoram um pouco pra vir, a não ser que você seja abençoada com uma fama instantânea por algum motivo (bom, de preferência rsrs).
Por isso, faça seu conteúdo, como você gosta, como você é, redirecione as pessoas para seu blog e vá analisando os resultados.

Sobre as mídias sociais:
1. Use-as pra divulgar o blog e os posts
2. Adeque as publicações em cada uma delas.
Ex: Não poste a MESMA coisa em todas as mídias. Poste coisas diferentes. Senão as pessoas não vão te seguir em todas, fica entediante.
Se eu postar mesma foto no Face, no Insta, no G+, no Tumblr... porque a pessoa vai me seguir em todas as mídias se eu posto a mesma coisa em todas? Então você tem que produzir conteúdo adequado a cada uma das redes sociais.

Analise seu nicho, seu público e vá criando identidades para suas redes sociais. 
Se precisar, vá anotando as ideias e os dados!


Layout 
Um layout que represente seu blog é fundamental. É a mensagem que você vai transmitir pra quem chega através do conteúdo e elementos visuais que compõem seu blog.

No caso de blogs alternativos não vejo como obrigatório um layout e servidor próprio, pois o mais importante é a personalidade da blogueira, mas caso deseje um layout e servidor próprio, vá em frente. Procure layouts que te representem. Procure escrever - se seu foco é texto - em letras boas e bem fáceis de ler. Se seu foco é em imagens, talvez um visual clean as destaque. Se o foco é você, sua vida, tente fazer o layout ter a sua cara!



Estou chegando ao fim destas postagens sobre blogagem. No máximo mais dois posts.
Espero que as dicas estejam aproveitáveis e até a próxima, Dyvas!

 

5 comentários:

  1. Meu blog não é alternativo...mas eu gostei de tudo que falou...
    Adicionando dicas importantes!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu estou amando essa série de postagen Sana...gostei bastante do que você já falou e já estou esperando as próximas postagens :3


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  3. Que postagem extremamente util!!!
    Eu amei,realmente muita dica importante!

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  4. Estou me arriscando e tentando desenvolver um bom blog sobre literatura, moda e séries. Talvez fique um tanto maçante, mas, não custa nada tentar.
    Desmodablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Tem muitas dicas úteis.
    Tem uma dica aí que vou tentar pro em prática, que é a de não postar a mesma coisa em todas as redes sociais, porque eu faço é isso.. rs
    Mas nunca me toquei do resultado disso, de que se posta a mesma coisa em todas, as pessoas não vão querer te seguir em todas. Isso é tão óbvio que me senti muito lerda agora.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^