Maravilha


“Um dia [por volta dos 18 anos] eu acordei de manhã, fui no meu armário e vi que só usava preto. Eu pensei: “Nada disso”. Peguei uma calça e rasguei toda, botei uma meia roxa, enchi a cara de batom, desgrenhei o cabelo e fui para a rua. Levei porrada. Meu dente entrou pelo lábio, tenho a marca até hoje. Fui parar no [hospital] Miguel Couto. Mas pior foi tomar cuspida na cara, como aconteceu em Ipanema. É difícil ser a primeira, a ousar, a usar esse visual. Atualmente não assusto mais, mas tem gente que acha que sou travesti. Agrado as minorias.”




"Nunca fiz o jogo dos outros. O que as pessoas achavam bom eu não dava valor. Claro que não estou fora do sistema."


"Ser livre é um trabalho de muitas gerações, não incomoda absolutamente. Mas nós não estamos prontos para isso. A gente tem liberdade de escolher a prisão que a gente quer ficar, tem gente que é até escravo da liberdade, procura tanto a liberdade que fica escravo dela."




"Ninguém tá tratando a vida como sagrada. Qual é a proposta? Casar, ter filho, ganhar dinheiro, deus é o dinheiro. Não usam mais o tempo para ser, só para ter. Ter não é ruim, não, mas você usar seu tempo todo para ter?"



"Um dia mandei fazer uma com rabo de cabelo falso. Queria cabelo de negro. Desde a infância. Quando era pequena, lá na roça, e as negras tiravam as tranças e o cabelo ficava enorme, eu ficava encantada! Que cabelo maravilhoso! E elas diziam: “Não, o teu que é bom, e o nosso é ruim”. Achava o meu cabelo bem pior. Então, pensei em um dia ter cabelo de negra."


"O mundo não tá careta, o mundo tá muito ignorante. E a ignorância é mãe e irmã do preconceito. Quando eu tinha uns oito, nove anos, morava na roça em Minas Gerais, e meu pai sempre falava: presta atenção na natureza, ela ensina tudo."


"Eu tenho muitos deuses, sou politeísta. Tem uma frase do Álvaro de Campos que eu acho que foi feita pra mim: “Ergo em cada canto de minha alma um altar a um deus diferente”.
As religiões nos atrapalharam muito. O que essas religiões fizeram? Eu adoro Cristo, mas Cristo só trata do homem. E a floresta, que é nossa irmã? E a pedra, que é nossa irmã? E o cavalo? E o rato?  Botamos um monte de coisa pro homem fazer e esquecemos do tempo em que a terra era sagrada, do tempo em que a floresta era sagrada. Você pedia licença para tirar uma folha, nos tempos em que o mar era sagrado. Para os gregos, era Poseidon; para os romanos, Netuno; para os africanos, Iemanjá; e você não poluía o mar, né? No tempo em que o raio era sagrado, para os africanos, Iansã; o trovão, Xangô; na hora em que a deusa raia e o deus trovão se encontram tem a trepada do céu com a terra, e aí tem o orgasmo que é chuva e a terra germina. Isso é sagrado. Mãe natureza fez, tá muito bem feito. Agora nós não conhecemos mais a mãe natureza. Hoje o ser humano olha pra mata e diz “como é bonita a natureza”, como se ele não fizesse parte. Como assim?"


♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥  

8 comentários:

  1. Que homenagem linda Sana, até me arrepiei com a última citação <3
    Uma pessoa de luz, incrível por fora e por dentro também. Que ela esteja em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Nayara! Incrível pensar que todos temos a capacidade de sermos "pessoas de luz", evoluirmos, mas pra isso é necessário uma abertura da mente, como a Elke divinamente tinha! Sentiremos falta dela! ♥

      Excluir
  2. Homenagem bem linda mesmo <3 Melhor que falar sobre ela, é deixar ela falar por si <3

    Beijo
    Maruja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ketryn! Ela é auto-explicativa! ♥
      Bjs!

      Excluir
  3. Linda homenagem Sana...pena que ela se foi e as novas gerações nem sabem quem essa mulher incrível foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laura! Vamos continuar espalhando Elke pra mais gente conhecer! ♥

      Excluir
  4. Essa é uma que irá fazer muito falta. Pessoa, literalmente, maravilhosa.
    Ela sabia das coisas... ^^
    Linda homenagem!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que linda homenagem a essa pessoa tão rara e que vai demorar uma nova pessoa tão única como ela.

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^