Projeto de Escrita Mensal UA • A História do meu Blog

Eu me atrasei horroooores pra participar deste projeto, mas recebi a benção de Lady Jaqueline permitindo a minha participação tardia! :D
(brigada Jaque! ♥)
Então por isso talvez o link do meu blog não apareça na linkagem dos blogs que publicaram na data certa, mas não tem problema, o importante é que não deixei passar!



O projeto faz parte do grupo Universo Alternativo 
e o tema do mês é A História do meu Blog.

O Diva Alternativa está completando SETE anos no dia 29 deste mês!! Nem eu acredito que faz tanto tempo!
Comecei o blog pra postar sobre livros, bandas de rock/metal e editoriais de moda que eu gostava e que não cabiam dentro da temática de meu outro blog, o Moda de Subculturas. Com o passar dos meses foi se tornando também um blog pessoal.

E o nome? A palavra "Diva" estava na moda na época. TUDO era "diva", fulana é diva, Tarja é diva, Dita von Teese é diva... Daí eu pensei: "TÁ! Todo mundo é Diva. E quem é alternativa também é! As meninas comuns que são alternativas, também são divas!".

De 2010 até 2012 teve postagens recorrentes, mas em meados de 2012 parei o blog por motivos pessoais e só o retomei em janeiro de 2014. Neste retorno descobri que copiaram o nome do blog em outros locais e fiquei bem triste, mas isso é algo difícil de controlar. Quando voltei em 2014, tinha uma nova formulação: looks do dia e postagens de comportamento. 

Acabou que cansei deste formato por ser mais do mesmo na web (eu tenho dificuldade em seguir padrões) e eu nunca curti muito publicar minhas fotos, também não me acho fotogênica e nem acho que meu estilo é lá grandes coisas. Então pausei este formato mais direcionado à looks. Mas a experiência foi válida como auto conhecimento. O que descobri foi que eu não sou uma pessoa que tem habilidade e destreza de seguir a maré. Não consigo - mesmo que eu me esforce - fazer algo que está na "onda" e isso não é necessariamente bom, pelo contrário, boa parte do mundo de hoje gosta de "coisas iguais", pois dá uma sensação de segurança. A pessoa se sente incluída e aceita quando faz o igual. E se você não faz o igual, bom... se vira!

De 2015 pra cá, está tudo meio confuso. O blog está meio largado e há momentos que eu sinto que o que eu tenho a dizer não tem importância. Tenho dificuldade de entender essa dinâmica dos alternativos estarem parecidos com a cultura dominante às vezes. Fico meio perdida sobre se estamos nos tornando fúteis, consumistas e preconceituosos. Coisas que sou super avessa. Daí não sei se faz diferença se atualizo aqui ou não. 

Em contrapartida, mesmo não comentando, sempre leio os bloguynhos das colegas e vejo alguns vídeos. Elas de certa forma são meu porto seguro nessa selva de pedra que é a internet. Elas são a resistência. Elas são aquelas que não desistem, as guerreiras combatentes da blogsfera alternativa nacional. Eu poderia dizer que é por causa das outras blogueiras alternativas que ainda permaneço neste espaço.

Dizem que com 7 anos surge a crise dos relacionamento né? 
Vamos acompanhar o desenrolar dessa crise então! ;D

Agora é partir pra ler o post de todo mundo que participou do projeto!
Blogs Participantes (se faltou alguém avise!)! É só clicar no nome de cada um :)
4sphyxi4
Lady Dark's

Alternativa GG
Admirável Inconstância
Vultus Persefone
Eccentric Beauty
Relíquias da Lara
Panzoca
Women Rocker
Alkymist
Necro Side
This is my world
All Mine
Rumor and Horror
Tory Belmont
Corp. Goth. Ltda

Dias de Cheshire

Projeto de Escrita Mensal UA
Janeiro • A História do meu Blog
Fevereiro • O que aprendi com a blogosfera.
Março • Tudo aquilo que me inspira hoje.
Abril • 5 blogs que sigo e admiro! (Underground, please!)
Maio • Coleção de fotos que nunca publiquei.
Junho • Três postagens antigas favoritas.
Julho • Sobre meu estilo pessoal.
Agosto • Memórias da minha infância / adolescência.
Setembro • 10 coisas pelas quais sou grata!
Outubro • Sobre amores da minha vida.
Novembro • Vivendo na era digital.
Dezembro • O que este ano me ensinou?

13 comentários:

  1. Menina, até fiquei arrepiada com alguns pontos que você tocou no texto, mas o ponto máximo foi essa crise dos sete anos! Hauha! Acho que estou passando por uma agora...

    Bom, primeiramente, fico feliz que tenha participado! Eu confesso que havia me afastado um pouco do blog, por motivos que você mesma acabou citando, e talvez, alguns dos nossos sentimentos afetem nossa forma de interpretar o mundo. E como tudo funciona em ciclos, talvez eu estivesse na graduação negativa do meu, heuhe! Felizmente erramos para aprender e depois percebemos o que vale a pena e o que não vale ser deixado de lado. Aprendo muito com você e gosto da sua sinceridade!

    Segundo, eu passo as mesmas crises com o blog, fico me perguntando se vale a pena o que eu escrevo, mas do meio pro fim, o que realmente importa é a nossa atitude e intenção positiva de compartilhar informação. E assim como tudo na vida, o "outro lado" pertence ao outro lado.

    E sim, fico pensando também sobre futilidades, consumo de moda e afins, mas acho que em alguns termos, temos de tudo um pouco nessa vida. Por gostarmos de Moda e até dedicarmos boa parte de nossas vidas à isso, é impossível meio que desvincular isso ao "belo", mesmo que seja relativo. E no mundo comercial de hoje, é preciso haver novidades para se tornar rentável (infelizmente?)... enfim, tudo tem o seu lado bom e ruim, né?

    Espero que continue sempre escrevendo, pois, como disse, aprendo muito com você. E fico feliz por todo carinho que sempre demonstra por mim!

    Grande beijo Saninha! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agora que consegui ler meu comentário inteiro (estou digitando pelo celular), que percebi o quanto ficou confuso! D: Espero que dê pra perceber o que eu quis dizer, num ponto de vista positivo, heuhe!

      Excluir
    2. Adorei a ideia do projeto anual do Universo Alternativo e quero participar o máximo que puder! ;)
      Com certeza os sentimentos afetam a forma de interpretar o mundo e 2016 foi um ano que tive muitos amadurecimentos, minha visão sobre muitas coisas mudou e ainda estou aprendendo a lidar, o que reflete a insconstância no blog.
      A Moda é tida por muitos como fútil, mas como pesquisadora da área, vejo a questão antropológica e sociológica, tão riquíssima! Fico com pena porque nosso visual e nossa interpretação da moda seria muito mais completa e permitiria ainda mais a expressão individual pela estética, coisa que a futilidade tira de nós. Mas estamos no caminho de ajudar tirar esse estigma da moda e da profissão!
      Obrigada a você Jaque, por este espaço sempre aberto para os blogs alternativos! :D ♥

      Excluir
  2. Sana do meu coração,vc sabe que eu te amo né?
    Saiba que pelo menos eu,venho correndo quando vejo post seu hehehe
    Vc é única,sabe se expressar muito bem,é muito sincera e não deixa de falar oque pensa,de mostrar o outro lado das coisas,é super bem informada sobre muitos assuntos,e eu acho isso tudo,extremamente importante na blogosfera alternativa.
    Tbm passo por todos esses sentimentos sobre o blog,as vezes super me animo,me encho de questionamentos,me sinto deslocada,principalmente sobre achar se vai ser relevante,etc.
    Agora mesmo estou super animada e cheia de idéias,e vou me dedicar a isso,mas sinto que vai ser mais difícil do q imaginava,pois eu não me enquadro na "caixinha" que se tornou tudo isso.
    A gente sente que parece que para crescer tem que se vender,vc tem que "profissionalizar" tanta coisa que acaba ficando igual a todos.
    Eu quero melhorar obviamente,mas melhorar a qualidade não é perder a originalidade,porém essa é uma linha tênue.
    Outra coisa que percebo muito na cena alternativa,e isso é triste de ser ver, é q as próprias alternativas se fecham em um esteriótipo de beleza,criando assim um padrão e só admiram e seguem meninas que se encaixam nesse padrão.
    Isso me entristece muito,pq a alternatividade tá aí pra gerar o contrário,existe uma infinidade de estilos e de maneiras diferentes de se expressar visualmente.
    Acho q é isso rs.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu tb te amo Gio ♥
      Acho que esse questionamento sobre postar, se vai ser relevante acontece porque a gente não quer criar um conteúdo ruim, pois isso já tem demais pela web. E daí a gente crio essa exigência de não saber se o que acho importante também seria para o resto do mundo.
      É verdade que a gente tem que postar o que quer, que nosso espaço é livre, mas ao mesmo tempo eu acho que hoje já tá começando a ter uma "censura" sobre certos assuntos, uma incomodação e daí é bom evitar estas dores de cabeça.
      Sim, essa coisa do padrãozinho e da "imitação" é bem chatinho, esse tipo de comportamento só limita ainda mais o mundo alt. Acredito que cada pessoa é única e devia buscar sua própria expressão individual.
      Obrigada por passar aqui!
      Bjs!

      Excluir
    2. Vou me meter aqui só pra dizer que concordo muito com a Gio! Eu estou errando e aprendendo várias coisas, desde que entrei no mundo dos blogs, e depois que percebi essa e parada mais "fechada" dos estilos, foi algo que me deixou triste... eu não sei se isso acaba sendo um reflexo, porque o ser humano tem essa necessidade de se encaixar em grupos, e acredito que acaba acontecendo na internet também. Felizmente, existem pessoas que pensam fora dessa "caixinha" e mesmo que minoria, acabam se unindo mesmo sendo diferente. A união do diferente, dentro do diferente, isso que é legal, né?! Desculpem a intromissão, mas não pude deixar de concordar com a Giodiva. <3

      Excluir
  3. Nossa, por vezes eu desanimo tbm com meu blog/canal, a sensação de que ninguém presta a atenção no que dizemos é chata. Mas ai vem algumas pessoas lindas e deixam comentários meigos e dá um ânimo novo. Obrigada pelo seu último comentário no meu blog, me aqueceu o coração e veio em uma hora certíssima <3
    Eu gosto muito do seu estilo, é interessante sim, adoro seus posts de look! Me inspiram bastante, já que tb sou uma louca das saias hahaha :D
    Bjão diva!! já adicionei seu link no meu post! E parabéns pelos 7 anos de D.A.! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!
      Sim, essa sensação é um afago na alma, é se sentir parte de algo, é meio que como "ser compreendida" haha.
      Como eu comentei com a Gio acho que a gente tem que postar o que quer, que nosso espaço é livre, independente de quantos vão ler, mas eu sinto uma espécie de "censura" velada sobre certos assuntos que blogueiras alts não abordam e como bem dito acima, tenho a mania de ser sincera "demais" daí tenho me contido a postar certas coisas porque não sei como será o retorno.
      Somos as loucas das saias!! :D Eu vou tentar esse ano postar alguma coisa de looks, um aqui outro ali dá pra fazer!
      bjs e obrigada!

      Excluir
  4. Olha só quem eu encontrei nesse mundo alternativo! Achei sua mina de ouro! HSUIHAUISHUIAHUS
    Comentei algo bem parecido com o que falou falar agora: tive fases e fases em que seria um estilo dentro da vertente do rock mas hoje em dia a grana não me deixa seguir os estilos que gosto. O que chega a ser engraçado por não ter um preferido mas a ganância desse mundão egocentrico não me vence na maioria das vezes, relembrando algumas ideias anti-consumismo que seguia aos 14 anos xD
    Comentários confusos fazem parte do meu ser! Te desejo prosperidade e muita criatividade nesse ano <3
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela você por aqui?? hahahaa!! :DD
      Siiiim, a ganância desse mundo consumista não me vence também, mas como é difícil esse mundo hein!? Somos a resistência! ;D
      Obrigada e igualmenteee ♥

      Excluir
  5. Oi, Sana!
    Só hoje vim ver esse post, e meu deu um mini ataque cardíaco quando li! Pra mim, o Moda de Subculturas é a maior referência de blog alternativo no Brasil, não tem como não ler ele se estiver no meio! Quanta coisa eu aprendi aqui em alguns desses sete anos, anos esses em que eu era uma leitora "calada". Que bom que fiz o blog e aprendi a interagir!

    Eu sempre falo pras meninas que pensam em parar pra elas fazerem o que acham mais confortável. Você é importantíssima na internet e o seu acervo maravilhoso é a Bíblia do Universo Alternativo. Se você der um tempo e depois voltar, ainda vai voltar como a maior pesquisadora de moda alternativa que você respeita!!! Então faz o que é melhor pra ti, porque é isso que todo mundo aqui que comentou quer: o teu melhor!

    Um beijo, Sana!
    http://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Rafa!! <3
      Eu acho ótimo que mais e mais meninas (meninos cadê? rsrs) criem blogs porque conhecemos mais pessoas e interagimos todos! Como blogs pessoais refletem nossas vidas, super normal eles terem seus altos e baixos também né?
      Bjs!!

      Excluir
  6. Acho que muitas vezes passamos por essa crise de: 'O que eu vou escrever nem é importante.' Mas quando a gente posta e vê que seja uma ou muitas outras pessoas estão se identificando com aquilo que escrevemos já vale muito a pena. Porque mesmo que a gente não ache aquilo importante se provocar alguma mudança ou sentimento em uma pessoinha que seja acredito que o objetivo esteja concluído. Acho que deu pra entender o que eu quis dizer né? haha


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^