Há algum tempo venho observado a "obrigação de postar" e percebi que muitas vezes essa obrigação pode se tornar um motor de criatividade.

Ao mesmo tempo em que somos livres pra postar somente quando quisermos, a 'obrigação' com dia e hora marcada faz o cérebro procurar assunto, gerando assim uma busca, uma curiosidade por novos temas a serem abordados. As referências começam a aparecer. As ideias começar a fluir e uma ideia vira realidade.

Há um outro aspecto importante nisso tudo, além da fragmentação das redes sociais [que já comentei neste post]: minha luta contra a passividade virtual. É como se o processo passivo de rolar um feed sugasse a energia mental que eu usaria para inventar, criar algo, adiando algum tipo de postagem interessante que poderia sair.

Rafaela Ivo disse recentemente em um de seus posts: "hoje sei que meu blog não é uma obrigação, mas é sim um compromisso." E é exatamente isso: estabelecer datas é também criar um compromisso de respeito com meu espaço.

Assim, quando me proponho a postar em determinada data - a tal "obrigação de postar" - consigo manejar melhor meu tempo. Há tempo pra tudo, inclusive para colocar metas nas escritas.

A "obrigação de postar" pode ser encarada como um prazo para colocar as ideias em prática. 
Pego meu café e me debruço sobre minhas escritas e rascunhos. Algo novo com data pra nascer :) 
Fonte.


Editado: 17/02/2017


5 Comentários

  1. Oi Sana!
    Sabe quando mudei meu foco de ''obrigação'' pra ''penso logo escrevo'' as coisas fluíram melhor,ás vezes nem escrevo o que acabei de formular mas a curiosidade de saber sobre algo e pesquisar é muito boa,foi assim que conheci sobre a Helen Keller.A vontade de acrescentar algo mesmo que seja pessoal,ultrapassa muitas vezes a simples vontade de ter conteúdo constantemente que soa monótono.Fazer quando há vontade,motivação e inspiração é um baita motor pra criar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repare que manter o cérebro ativo ("penso logo escrevo")as ideias e sentimentos fluem!! :D

      Nos anos recente eu acreditei que "postar só quando eu quisesse" daria mais certo pra mim. Mas percebi que minha passividade mental se tornou uma fuga de ideias, uma preguiça mental e um adiamento sem fim de postagens. Percebi que "pensar", mesmo que forçadamente (com uma meta) me torna bem mais produtiva. É louco, mas talvez eu funcione melhor sob pressão! haha!

      Excluir
  2. Oi Sana! Acho incrível que sempre ao entrar no teu blog (nesse ou lá no MdS) me deparo com alguma reflexão interessante. Eu concordo muito com teu post e também acredito que escrever com prazos definidos possa dar mais vazão à criatividade. Eu sempre estipulo a meta de dois ou três posts semanais lá no blog, e é bem como a Rafa disse, não me sinto obrigada a fazer, mas é um compromisso que prefiro honrar. E me sinto bem fazendo isso. Se eu fosse esperar a "inspiração" surgir, talvez demorasse meses. Assim é bom que até estimulamos a escrita e a leitura.
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bruna! O compromisso!
      Eu já havia notado mesmo que você tem um frequência muito legal de postagens, toda semana eu tenho algo pra ler lá. :D
      Eu fiz isso de esperar a inspiração aparecer aqui no Diva e percebi que foi uma grande bobagem, acabei sem postar nada por meses esperando a tal "inspiração" haha! Como a Marcela bem disse acima, se "penso logo escrevo", porque não colocar em prática diariamente?
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  3. Oie!
    Eu faço exatamente como tu, eu me programo (tenho tudo anotado num caderninho) o que eu quero postar, quando devo postar, quantos posts faço por semana... Eu ainda tô me acostumando, porque acabei me empolgando e planejando muitos posts! Hahahah
    Pra mim, a escrita flui muito mais assim. Eu nunca forço a escrita, mas se eu puxar um pouquinho só eu consigo escrever uma das minhas ideias anteriores e logo me animo de novo! Beijo pra ti, Sana! <3

    https://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^