Onde estão as musicistas de metal nos palcos da TV?

Lady Gaga é uma artista incrível e confessadamente fã de rock, heavy metal e coisas alternativas, tanto que quando subiu ao estrelato ao invés de usar as roupas "da moda", preferiu usar as peças conceituais, as bizarras, as que ninguém usaria, as que ficariam só nas passarelas e nos editoriais de moda.
Gaga é uma ótima cantora, performer e artista competente.

Muito se falou essa semana sobre sua participação no Grammy com a banda Metallica. E muito se criticou. Eles mandaram muito bem no palco. O visual da Gaga, estereotipado, mas super coerente.
 
Gaga é uma cantora pop e eu lhes pergunto: e o Metallica, não é? Claro que é. É uma das bandas de metal mais populares do mundo. É uma banda mainstream. É mainstream.  


Mas eu tenho uma crítica. 


Acompanho bandas femininas e cantoras de metal desde que me envolvi com esse gênero musical.  

Onde estão as cantoras e musicistas de metal nas premiações? 
Elas não lançam discos? Elas não lançam clipes com suas bandas?
Onde estão as musicistas de metal nos palcos da TV?
Onde estão as musicistas de metal tocando com grandes bandas de rock?
Ao invés de Gaga não poderia ter sido uma musicista da cena metal?
Poderia.
MAS na opinião daqueles que decidem o que você deve ouvir ou não, do que você deve gostar ou não, do que você deve compartilhar ou não em suas redes sociais, o ideal é colocar uma artista famosa e não uma "da cena", porque sim, eles lidam com dinheiro, audiência e polêmicas. Eles manipulam direitinho. E as pessoas "aceitam" sem questionar.
 
A escolha de Lady Gaga só confirma que esse mundo de premiações é um mundo comercial. É aquele mundo que eu nunca me importei muito em fazer parte (por falta de identificação mesmo).

Quando vão se lembrar das cantoras de rock/metal que estão na luta eterna por mais respeito, reconhecimento e menos preconceito?

Acho que está longe o dia que o mainstream vai realmente dar valor à estas artistas tanto quanto dão valor à bandas "all male" e cantoras pops criadas por eles mesmos.

4 comentários:

  1. Eu particularmente nem gosto muito de tocar nesse assunto com meus amigos que gostam de música pop, a música pop é tudo pra eles..
    Ai eu ouço eles falando que diva tal tem 9 prêmios disso, 3 daquilo... Como se isso realmente fosse algo que valesse na qualidade final do trabalho das artistas.
    Eu abandonei o sonho de um dia ver bandas de diversos gêneros nessas premiações, imaginava nossas divas no tapete vermelho com looks pra gente comentar, apresentações marcantes e tal... Porque sinceramente, o que são esses prêmios hoje em dia?
    Acho que o mal já está feito, as pessoas se acostumaram com divas pop nos palcos das premiações "pra lacrar", essas pessoas não se adaptariam a solos de guitarras, agudos, vocais mais puros... enfim.

    Eu sonho com apresentações exclusivas do segmento Rock, pq se depender dos fãs do POP, jamais seremos agraciados com nossas bandas lindas nessas apresentações... É o que eu acho :/

    :* beijinhooos, foi muito bom ler exatamente o que eu havia pensado quando vi metallica com a lady gaga kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, eu vou soar meio grosseira, mas fico impressionado com a quantidade de alternativos que gosta daquele pop comercial bem manipuladinho, que só reproduz o sisteminha comercial. É direito deles gostar, claro, mas é super paradoxal em vários aspectos.
      Me incomoda na indústria da música eles decidirem os artistas que você deve gostar, os que devem "lacrar". Por isso eu fico com meus rock, meus pops independentes e não quero nada lacrado. Aliás, acho essa gíria pavorosa rsrs!

      Eu amaria que as cantoras e bandas de metal tivessem seu DEVIDO reconhecimento nos palcos de premiações, mas elas são completamente anuladas e apagadas da mídia. Há muito a lutar ainda, amiga! Não podemos desistir! ;)

      Excluir
  2. Gostei muito da apresentação da Gaga com o Metallica, acho mesmo que eles tem muito em comum, mas realmente a questão que tu levantaste é importante mesmo. Acho que a ideia do Grammy era essa interação de estilos diferentes, mas é ridículo como nunca vemos bandas de metal femininas nas premiaçoes, nem sequer são convidadas :( Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem centenas de bandas femininas/mulheres no vocal, elas lançam álbum direto, mas elas nunca concorrem à nada nestas grandes premiações. Nunca! É como se elas não existissem. É um anulamento. E eu ainda perco tempo me chocando com isso porque é necessário, elas não tem representatividade :(

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^