Sobre a blogosfera alternativa nacional

Todos nós temos nossos blogs alternativos nacionais preferidos e aqueles que gostamos e acompanhamos sempre que podemos. Tenho me surpreendido com algo que vem acontecendo: cada dia descubro novos blogs alts! Não que os blogs sejam novos, era eu quem não os conhecia! E o projeto de Escrita  Mensal do Universo Alternativo me ajudou a conhecer ainda mais blogs "novos"! E é aí que sinto o real propósito deste tipo de grupo: a linkagem! Uma dando a mão pra outra e ajudando a subir a escadinha, apresentando quem não se conhece ainda. O que somos nós sem a linkagem? Sem a lista de "blogroll" na lateral?
Pouco me importo há quantos anos uma pessoa bloga. Claro que a experiência de tempo é legal, dá um panorama histórico que permite análises por exemplo, mas tem quem começou ontem e já faz um trabalho incrível! E tem gente que começou há 10 anos e fica num elitismo chato de "ah antes era melhor". Nostalgia é legal até certo ponto, às vezes romantiza situações e momentos que não tinham nada de especial e nos dificulta de aceitar o novo, de aceitar as mudanças dos tempos, de aceitar as novas gerações que vem com outras visões de mundo.

O mais legal é que desde que voltei a blogar com alguma constância aqui no Diva (2014) não me lembro de ter deixado de seguir muitos blogs alts nacionais! Na verdade, deixei de seguir só os que realmente acabaram. Eu mais adicionei! A lista não para de crescer, eu nem consegui ainda ler tudo atrasado. Lógico que tem blogs pausados, inativos que sinto falta, mas quem eu seguia e não parou, sempre visito!

Eu acredito que os blogs alts nacionais tem uma certa identidade, característica... mesmo que essa identidade seja "seguir a maré". Já disse que não devemos nada pros blogs alternativos gringos, eles não são melhores e mais interessantes que nós, eles só são diferentes. E aquele é até hoje um dos posts mais acessados! Teve até youtuber conhecida que usou ideias daquele post sem citar. Achei chato claro, mas é aí que vemos como influenciamos umas as outras, o quanto isso de querer "apagar" o outro não tem nada a ver. Não precisa. Continua sendo das minhas youtubers preferidas, se me conhecesse pessoalmente isso não teria acontecido, pois saberia que não sou uma "concorrente" e sim, apenas mais uma que luta pra manter os blogs ativos no meio de tantas correrias da vida, como tantas outras blogueiras pequenas do underground!
E o "conhecer" pessoalmente é algo que sonho! Uma pena tantas alt bloggers morarem longe uma das outras. Efeito de um país imenso e diverso! Que mostra que a distância não é nada quando nascem as amizades e afeições virtuais.

Ninguém na blogosfera alternativa nacional é grande, isso é um fato! Mesmo os maiores blogs ainda são de nicho. O que existem são youtubers alternativas grandes, que atingem até público mainstream. Existem também Instagirls alternativas grandes. Quando se trata de alternativo, não existe uma só "influencer", existem centenas. Pois todos se conhecem e todos interagem direta ou indiretamente. Na verdade, a influência rola solta em meios muito pequenos com tanta eficiência quanto no meio mainstream.

No Brasil não temos ace$$o a muitas coisas legais. As blogueiras gringas não tem apenas acesso à roupas e marcas incríveis, mas elas tem acesso à elementos culturais que ajudam a formar suas identidades! Mas de forma nenhuma isto torna nossos blogs menos interessantes. Por exemplo, não sou grande fã de consumismo, se um blog posta muito sobre compras, ora, isso não me faz gostar menos dele, ou deixar de seguir, eu apenas direciono meu olhar aos posts com compras que me interessariam. Postar sobre viagens, idas à cafeterias, restaurantes, shows, tudo isso é parte da vida! 

Acho que temos uma diversidade legal de estilos de consumo. Todas nós consumimos marcas e grifes porque gostamos, porque são produtos bons e queremos falar/postar sobre eles com orgulho. O mercado alternativo nacional só sobrevive se os alternativos - o público alvo - forem seus consumidores, óbvio!

Eu posto meeeexmo sobre as marcas que amo e recomendo! Sem vergonha na cara!
A Reversa é uma das lojas que ando apaixonada ultimamente! ♥


As alt bloggers de hoje se dividem bem entre posts de looks, consumo e de comportamento/coisas pessoais. Adoro! Acho que só estamos crescendo na diversiade. Blogs são democráticos espaços pra todos!
E o que eu tenho a dizer é:

Garotas: não parem! Vocês estão sendo incríveis!


Ah: e não sejamos nostálgicas!
E não liguem pra números (senão todx morremos).
Bjs Dyvas!

6 comentários:

  1. Também não vejo ninguém como concorrente, afinal, todos temos nossos pontos fortes e fracos, heuhe! Adorei! <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos um estilo e personalidade né? :D
      Bjs!! <3

      Excluir
  2. Se a gnt, que passa pelos mesmos problemas e desafios não se ajudar, quem vai? Esse espírito de concorrência que algumas pessoas tem seria cômico se não fosse trágico uehuehue

    Bjo diva, texto ótimo como sempre! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Só as que nasceram rycas se bancam sozinhas hahaha! :D

      Excluir
  3. Eu sempre falo pra todas as meninas blogueiras: se a gente não se ajudar ninguém nos ajuda! Eu fico super feliz quando conheço novos blogs alt, porque eu vejo que a cena tá se fortalecendo muito e me dá muito orgulho! Sabe o que eu penso às vezes? Que muitas dessas blogueiras, instagrammers e youtubers algum dia pensaram que não eram tão boas quanto as gringas e acabaram virando influência no mainstream brasileiro! Eu não vejo ninguém como concorrente porque cada blogueira que eu sigo tem seu diferencial! E nossa, sonho de todas nós nos encontrarmos e fazer um encontrão! <3

    Beijão, Sana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou impressionada como tem novas bloggers mesmo com os blogs em baixa perto do Youtube. Isso mostra que bloggar é um estilo de vida hahaha!
      Mas é difícil ser totalmente independente da influência estrangeira, não acha?
      Quem faz "sucesso" com looks aqui, de certa forma é por que reproduz uma estética do exterior ou criam-se videos de acordo com o que está rolando lá fora também. Absorvemos muito do exterior e isso não é ruim, só não podemos anular o que temos de único em detrimento da cópia de fora.
      Bjs!!

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^