Projeto de Escrita Mensal UA • Três Postagens Antigas

Mais um projeto dos blogs aliados do Universo Alternativo!  Este mês o tema é "Três Postagens Antigas".



Quando fui pensar sobre o que eu postaria para este projeto, cinco postagens me vieram à mente e foi bem difícil escolher apenas três delas. O blog existe desde 2010, o que é bastante tempo, mas mesmo assim, eu já meio que sei quais posts me marcaram durante esse percurso.


Postagem #1
A Sombria Intelectualidade de Amantes Eternos.


Como muitas de vocês, gosto da figura dos vampiros. Tive inclusive uma fase de grande interesse por estes "seres". Era aficionada por livros e filmes (por piores que fossem). No entanto, a maturidade chegou, assim veio a seletividade e por muitos anos histórias enfadonhas sobre o tema me mantiveram desinteressada pelos sugadores de sangue. Tanta repetição de clichés, tanto mais do mesmo... Até que fiquei sabendo do filme Amantes Eternos através da visualização de seu trailer, aquilo me chamou a atenção tanto pelo aspecto artístico quanto por Tilda Swinton (atriz que é uma inspiração para mim) - que eu sei que não faz filme ruins - e por ter concorrido em Cannes. Eu assisti e bem... me impressionou muitíssimo! Na história deste blog, é um dos textos que escrevi com mais paixão e encantamento! Quem estiver interessado nesta minha experiência, basta clicar no link a seguir:



http://diva-alternativa.blogspot.com.br/2015/10/a-sombria-intelectualidade-de-amantes.html



Postagem #2
Um Exercício de Auto Estima 

Esta é uma crônica que fiz sobre uma das visitas de minha prima adolescente. Num mundo onde as mulheres são idealizadas seja por machismo seja pela indústria de consumo; num mundo onde as "influencers", as referências de beleza e inspiração são eurocêntricas e padronizadas; num mundo onde cada vez mais meninas e mulheres se acham "horrorosas" e querem se modificar por plásticas, dietas e entram em paranóia com seus corpos, ter uma prima adolescente que sai completamente fora do padrão neste sentido é um alento!
E talvez sua criação alternativa tem seu nível de responsabilidade. Minha prima não foi criada em moldes conservadores e consumistas. Sua mãe (minha tia) foi hippie quando nova e amadureceu como uma pessoa mística e livre de conceitos sociais herméticos, criando a filha de uma forma super aberta.
Quem estiver interessado na lição de auto estima de minha prima, basta clicar no link:




 Postagem #3
 Pequenas felicidades certas que estão diante de cada janela.

Sou muito observadora e ligada à natureza. Gosto de acompanhar o ciclo da natureza e as poesias do dia a dia que a vida nos presenteia. No entanto, é inevitável conviver com pessoas que só reclamam da vida. Aquelas que acham ruim o emprego (mas não saem dele), as que acham ruim política (mas não se interessam pelo tema, algo fundamental), as que acham ruim o país (e amam os gringos que nos exploram), as que reclamam do trânsito (mas se você propõe adotar a bicicleta elas acham "coisa de pobre"), as que você dá uma ideia e elas fazem tudo pra gongá-las, e outras coisas mais...
É uma auto sabotagem de um povo que tem tudo pra se empoderar mas que infelizmente pensa que não tem poder nenhum e aceita esse pensamento. Na minha visão, quem muito foca no negativo, na reclamação, não enxerga as felicidades certas que todo dia a vida nos presenteia em suas nuances e detalhes. E foi pensando nisso, que resgatei um texto da minha amada Cecília Meireles que li aos 9 anos de idade num livro de escola e nunca mais esqueci (porque naquela idade, arranquei a página do livro e guardei, sente o nível da criança!). Quem estiver interessada em ler um texto desta escritora e poetisa maravilhosa, basta clicar no link a seguir:




Há muitas outras postagens que amo neste blog, quem sabe num outro futuro projeto ou em postagens eu continue as resgatando para não serem esquecidas.
Beijos e agora é partir pra ler os das amigas blogueiras!

Projeto de Escrita Mensal UA
Janeiro • A História do meu Blog Fevereiro 
• O que aprendi com a blogosfera.
Março • Tudo aquilo que me inspira hoje.
Abril • 5 blogs que sigo e admiro! (Underground, please!)
Maio • Coleção de fotos que nunca publiquei.
Junho • Três postagens antigas favoritas.
Julho • Sobre meu estilo pessoal.
Agosto • Memórias da minha infância / adolescência.
Setembro • 10 coisas pelas quais sou grata!
Outubro • Sobre amores da minha vida.
Novembro • Vivendo na era digital.
Dezembro • O que este ano me ensinou?


Blogues que sinalizaram interesse em participar dos projetos:


9 comentários:

  1. Eu lembro quando você publicou a resenha do Amantes Eternos. Também amo toda a mitologia que envolve os vampiros, apesar de não ter tido nenhuma fase em que era aficcionada por eles, mas sim gosto bastante de acompanhar séries e filmes sobre o assunto.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucas obras de vampiros que vão ficar de referência pra mim e Amantes Eternos é uma delas! ♥

      Excluir
  2. Eu sempre ouvi falar muito bem do Amantes Eternos e até hoje anda não consegui assisti <3 Eu nem sabia que era com a Tilda, eu amo essa mulher! E eu amei sua prima, gostaria de ter a auto-estima dela também, sei exatamente como se sente, você é maravilhosa <3 mas nem sempre conseguimos nos ver assim mesmo quando ouvimos né? E adorei sua ultima postagem, ótimas ligações, e achei lindo o texto da Cecilia e muito fofo o fato de ter conhecido ele aos 9 <3

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tari, se vc gosta da Tilda vale a pena assistir, mesmo sendo um filme meio "lento" ele tem uma pegada rock n roll que é muito fascinante!
      Nem fala.. auto estima é uma coisa complicadíssima!!
      Eu agradeço imensamente ao livro da escola por eu ter conhecido Cecilia hahaha mas só fui ler as obras dela mesmo na adolescência!
      Bjs! ♥

      Excluir
  3. "É uma auto sabotagem de um povo que tem tudo pra se empoderar mas que infelizmente pensa que não tem poder nenhum e aceita esse pensamento. Na minha visão, quem muito foca no negativo, na reclamação, não enxerga as felicidades certas que todo dia a vida nos presenteia em suas nuances e detalhes." - Concordo em gênero, número e grau! <3

    E poxa vida, eu também adoro os filmes da Tilda Swinton! Pra mim, ela e o Bowie são a perfeição em forma de "casal"... Ou era, né. Beijo Sana! <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque! Curioso termos tocado nestes assuntos aquele dia por mensagem né? Só agora me liguei nisso... precisamos de mais pessoas com a sensibilidade de enxergar as "pequenas felicidades certas".
      Tilda e Bowie eram perfeitos mesmo! Bowie se foi, agora é focar nela hahaha!
      Bjs ♥

      Excluir
  4. Oi, Sana!
    Eu adorei ler seus posts antigos!
    Eu amei esse projeto porque me deu a chance de ler os posts preferidos de algumas das minhas blogueiras favoritas, e analisando os posts preferidos dá pra saber que são assuntos que a pessoa gosta ou posts que ela se identifica muito e que a representam. E pelos posts, você é uma pessoa adorável, culta, inteligente e querida! Deve ser muito massa poder sair pra bater um papo contigo! <3
    Beijão, Sana, ótimo post!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se sou tudo isso Rafa, acho que sou apenas uma pessoa 'curiosa' hahahaaha! Cuidado ao papear com geminianas, os assuntos não acabam :D
      Também adorei ver os posts das meninas! <3

      Excluir
  5. Gostei muito da tua escolha de postagens para resgatar aqui, principalmente sobre os temas de autoestima e percepção do que temos ao nosso redor. Acredito que ambas são temáticas que devem ser vistas com mais atenção por cada um sobre sua própria existência, né? Seria uma boa forma de melhorar aquilo que não está agradando a si mesmo.

    Beijos!

    http://aguriademoletom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^