Divagando sobre filmes de terror

A Rafaela Ivo do Vultus Persefone, deixou no grupo Universo Alternativo duas maravilhosas listas com um total 80 ideias pra postagens para quem quisesse fazer BEDA ou VEDA. Eu adorei e queria participar, mas tenho três blogs e não dá gente, não dá... Se eu tivesse um só eu já teria feito várias edições dos BEDAS!!

Eu fico bem triste de não poder ser parte deste projeto, mas é importante não me sobrecarregar com atividades que não garanto serem cumpridas. Estou e vou adorar acompanhar os posts das alt bloggers participantes.Mas o BEDA me inspirou e decidi fazer um mês de agosto mais ativo aqui no DIVA! Criei uma versão subvertida do projeto, o BAEDA: Blog ALMOST Every Day August! HAHAHA! (safadinha eu!)

Então meu primeiro post do "BAEDA" é Divagando sobre filmes de terror!
Escolhi esse tema de propósito porque sou fã de filmes de terror e assisto um punhado deles por mês. Sou uma "terrorífica". Este post não tem a intenção de ser resenha, nem análise séria, são apenas comentários aleatórios sem regra! :D


#1 O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)
Quem como eu é fã de H.P. Lovecraft já deve saber que esse filme é uma adaptação de seu conto "Nas Montanhas da Loucura", que é meu conto preferido do autor. Sim, eu prefiro este do que Cthulhu, me julguem! Na verdade é difícil escolher um conto preferido dele, mas vamos dizer que Nas Montanhas da Loucura me impressionou muitíssimo não tanto pela história em si, mas pela escrita, pela descrição dos lugares e pela mente visionária do escritor. Particularmente achei o O Enigma de Outro Mundo um filme bem bom. Não é igual ao livro mas o monstro é bem parecido assim como o começo da história. É um filme que vale a pena ser visto se você curte Lovecraft, frio e alienígenas. 

#2 XX
Como uma mulher fã de terror, sinto muita falta de representatividade. Onde estão as outras mulheres que gostam do gênero? Não é possível que existam tão poucas. 
Felizmente aos poucos tenho visto mulheres protagonizando atrás das câmeras. E foi com esta felicidade que descobri o XX, um filme com 4 histórias escritas por mulheres e cá entre nós: QUE HISTÓRIAS!!
Nada de cenas machistas e mulheres sendo tratadas como idiotas inocentes, sem as frescurites de "oh, você não viu o fantasma, você está louca" (porque a mulher é sempre "louca" nestes filmes, já reparou?). Esse  filme não tem nada disso! Não tem clichés! Assistam e vocês verão como precisamos urgente de mais mulheres no terror! De mais terror sob uma visão feminina e com menos machismo.
Fora a capa do filme, eu quero poster Djá!

#3 A Casa Silenciosa
História boa, final inesperado. Envolvendo coisas relacionadas à mulheres e machismo. Mas o que me fez assistir esse filme foi logo no começo perceber que ele parecia ter sido gravado num take só. NUM TAKE SÓ cêis tem noção? Vamos supor que realmente tenha sido assim gravado, eu fiquei imaginando o quanto os atores treinaram e treinaram e praticaram as emoções nos momentos certos, sem chance de errar por uma hora e meia. Pesquisei e há quem diga que não foi num take só, que há cortes, e bem, eu suspeito de uma cena em específico... Mas mesmo que tenha havido cortes, foi um trabalho bem feito e eu achei um máximo a sequência non stop.




#4 A Enviada do Mal
Esse filme de Osgood Perkins é bem lento, mas tem algo de fascinante naquelas adolescentes fora do padrão que ficaram isoladas no internato nas férias de inverno. Embora muitos criticaram negativamente este filme, eu gostei. Adorei na verdade.
Não é um filme padrão americano de terror. É misterioso: não te conta tudo sobre as personagens logo de cara, tudo vai se revelando aos poucos e às vezes até de forma confusa, demorei um pouco pra entender a abordagem em dois tempos diferentes. Trás um aspecto de solidão e desamparo. Uma das personagens encontra abrigo de uma forma super inesperada.


* NÃO LEIA ABAIXO SE NÃO QUER SPOILER. MAS PODE LER SE QUISER*

É um filme de possessão demoníaca. E de uma forma NADA convencional. Pra mim a melhor cena é quando a moça possuída pede ao demônio para não abandoná-la. Chega a ser triste, pois aí se vê o nível de solidão da personagem. É de partir o coração. A Rose é a Kat no futuro, que volta para tentar ser possuída novamente pelo demônio, ela chora quando percebe que o padre o afastou não apenas do internato mas do local todo. Eu senti a solidão da personagem quando foi rejeitada  e achei linda a cena final dela na neve.


#5 Caso 39.
Caso 39 tem umas passagens bem machistas chatinhas do clássico "você está louca" e de julgarem que a mulher perde a credibilidade porque está emotiva demais. Também não sou fã de mulheres "fracas", quero dizer, de mulheres que não sabem ser firmes na vida, e essa característica de personalidade da personagem é que me irritou enquanto assistia. Mas o filme é bom. Eu achei. Quero dizer, a história é bem construida e tem começo meio e fim, sem pontas soltas. E há uma associação do demônio com o nome Lilith.

#6 O Mistério da Passagem da morte.
Embora esse filme comece com uns jovens sendo bobinhos, ele me prendeu a atenção por ter um certo potencial. Fora que cita um dos casos que mais me fascina, o Incidente do Passo Dyatlov que ocorreu nos Montes Urais na Rússia. Serei sincera, o filme é até que bonzinho, me prendeu a atenção e me fez pensar que teria um baita fim. Mas desandou. Na hora que seria a melhor hora pra você encontrar uma versão dahora do que pode ter acontecido em 1959, o filme dá uma reviravolta HORROROSA que estragou a história! Sabe quando querem enfeitar algo que seria ótimo simples? Então. Às vezes o óbvio é a melhor escolha, acreditem. O roteiro desse filme falhou em apelar pra um dos finais mais decepcionantes que já vi. Uma pena.
(esse eu escreveria um final alternativo)

Todos estão no Netflix.
#BEDA

2 comentários:

  1. Ter um mês com esse blog mais ativo é um presente a nós leitoras/leitores. haha
    Também acho que precisamos de mais mulheres no terror. Chega de mulheres sempre sendo representadas com as vítimas, fracas, emotivas, choronas, loucas e tudo que a gente já sabe. Queremos mulheres fortes e protagonistas que botem ordem nisso tudo! rs
    Não conhecia nenhum desses filmes. Coloquei todos na listinha pra assistir depois ^^
    bjin

    https://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mone, os 3 primeiros foram os que mais gostei, especialmente o XX. Acho que vai curtir tb! <3
      É girl power no terror, já!! :D

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^