Projeto Agatha Christie: Introdução + O Misterioso Caso de Styles

Muitos podem ficar surpresos com a quantidade de livros que Agatha Christie publicou. Ela escrevia com frequência lançando em alguns anos até 3 livros! Assim percebemos a imensa mente criativa da autora. E não apenas isso, apesar dela ter nascido em 1890, só lançou seu primeiro livro aos 30 anos (em 1920), e não se engane: sua escrita não é rebuscada e talvez aí é que esteja a imensa acessibilidade de sua obra: a simplicidade objetiva e na minha opinião, à frente de seu tempo. Basta ler livros de autores do começo do século 20 e perceberá como nem todos tem uma escrita tão democrática, fácil de ler.


Se você está pensando em associar seu personagem detetive Hercule Poirot com Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, esqueça. Ao contrário de Sherlock que costuma descobrir o criminoso logo no começo/meio do livro e divaga muito, muito, muito... Poirot é o oposto. Ele é como um gato, observa elegantemente, só puxa conversas estritamente necessárias. É refinado, tem TOC por arrumação e acha que descobrir crimes não é ir correndo de um lado pro outro fisicamente e sim, sentar, se concentrar e deixar o cérebro juntar as pistas. Agatha escreve de forma ágil, com um mistério se revelando a cada página e o culpado você só descobre no último capítulo. Isso tem um lado bom que é você mesma tentar descobrir o criminoso. Uma outra coisa que adoro em suas obras é o cenário. Muitas histórias se passam em cidadezinhas do interior do Reino Unido, de pedra, medievais ou em imensas casas de campo da aristocracia ou da elite burguesa. O tipo de ambiente que romantizamos pela inacessibilidade.


Curiosidades:
Venenos: Na época da I Guerra, Agatha voluntariou como enfermeira e foi assim que ela conheceu venenos que usaria em suas história como forma de assassinatos.

James Bond: Existe um personagem dela, no livro coletânea de contos "A Mina de Ouro", que se chama  James Bond e dizem ter sido daí que surgiu o nome do "outro" James Bond.

Arqueologia: Se você curte arqueologia, Egito, Pérsia, Oriente Médio, você vai gostar de algumas obras. O segundo marido da escritora era arqueólogo e ela viajou com ele para diversas escavações e os locais serviram de pano de fundo para as histórias.

Sumiço: Ao descobrir a traição do primeiro marido, Agatha surtou e sumiu. Isso mesmo! Ninguém sabe onde ela foi parar! O país inteiro procurou, jornais publicavam notícias sensacionalistas e até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Isso pode ser visto no filme "O Mistério de Agatha" de 1979.

Séries: Se você curte séries, seus dois personagens detetives, o belga Hercule Poirot e a velhinha curiosa Miss Marple tiveram suas próprias séries. Recomendo muito especialmente se você curte história da Moda, pois o figurino é incrível. Ainda hoje sonho em usar aquelas roupas!

Uma das formas que mais gosto de ler seus livros é sentar numa poltrona confortável acompanhada de chá ou cappuccino e biscoitos. Os filmes são ótimos para os dias chuvosos. Nunca me canso de reler e rever...




Quem nunca leu ou não conhece a autora, pode se perguntar: como vou ler os mais de 80 livros já publicados?
Ler Agatha Christie é um projeto pra vida toda. 
O primeiro livro de Agatha que li eu tinha 9 para 10 anos. Mas foi só aos 15 anos que compreendi de fato sua importância ao começar minha primeira coleção. Desta época tenho cerca de 20 títulos.
Depois passei cerca de 15 anos comprando edições ocasionais, como aquelas de bolso da L&PM Pocket. Foi apenas de 4 anos pra cá que adquiri pelo menos 50 títulos da autora por um método muito simples: sebos!

Por seu uma autora muito popular, seus livros são facilmente encontrados em sebos e por não ser "raridade" são livros muito baratos! Os livros que tenho dela paguei entre R$4,00 e R$8,00! Tinha dias que eu gastava só 20 reais e saía com 4 livros! E  assim fui completando minha coleção. No momento, faltam menos de 15 livros. Há um ano dei uma pausa nas compras de livros dela porque quis me dedicar a compra de livros mais caros, como os da DarkSide e alguns de História da Moda.

E óbvio, como minha intenção é ler todos os livros dela, eu não me preocupei com estética. Então minha coleção é bem diversa, desde livros novinhos com design até os ao estilo sebo (amarelados, gastos, rasgadinhos), eu não me importo. Mas se você não curte, é possível sim encontrar coleções lindas da autora em livrarias!

O primeiro livro publicado da Agatha: comprei num sebo bem baratinho!

Projeto Agatha Christie #1: O Misterioso Caso de Styles
É o primeiro livro da autora e o primeiro que aparece o detetive belga Hercule Poirot, um refugiado da primeira guerra mundial. A história surgiu de um desafio de Agatha com sua irmã, onde ela criou uma história em que não se podia identificar o assassino até o momento da revelação do mesmo.
A história é narrada por Capitão Hastings, um velho amigo de Poirot que vai com ele para uma imensa e isolada casa de campo onde haviam outros convidados. Uma noite, a anfitriã, Emily é encontrada morta em sua cama e as portas e janelas estão todas fechadas por dentro. Todos os hóspedes da mansão tinham um motivo pra matá-la, já que a senhora tinha controle absoluto sobre a fortuna da família e ainda por cima se casou com um homem vinte anos mais novo. Só que nenhum dos convidados-suspeitos tinha álibi forte, seja por horários que não batem, seja porque suas vidas tem histórias que os colocam em suspeita. Assim, Poirot investiga o caso e tem que lidar com pistas falsas e reviravoltas.
Pra ajudar - tentar, né? - o livro tem um mapa da planta casa, pra gente localizar o quarto de cada hóspede e como cada um deles pode ter se locomovido para assassinar a dona da casa.
Um dado interessante é que  O Misterioso Caso de Styles se liga com o último livro da autora, Cai o Pano. Foi interassante essa união que ela fez entre primeira e última obra, fechando um ciclo de uma vida inteira.

2 comentários:

  1. Eu também tava com saudade desse seu outro blog...
    Como pude passar tanto tempo longe, hein!?
    Enfim.. rs
    Adorooo Agatha Christie!
    Confesso que não li muitos livros dela, principalmente em relação ao tamanho da obra, mas mesmo assim, sempre que peguei pra ler, só consegui largar depois de terminar a história. É tudo sempre muito envolvente e cheio de mistérios! Amo! ^^
    Espero ainda poder ler muitos outros títulos dela e, quem sabe até ter a coleção completa. ^^
    bjin

    https://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH que bom que voltou Mone! Também senti falta de vc! <3
      Esse é o poder da escrita da Agatha: não dá pra largar! :D
      Bjsss

      Excluir

Obrigada pela interação. Os comentários serão respondidos aqui mesmo ^-^